Os 15 de Maio deste ano vai bater o recorde de medalhas atribuídas ao distinguir os 32 elementos da equipa do Caldas, às quais se juntarão mais 20 homenageados.
O Caldas Sport Clube receberá a medalha de mérito desportivo pela sua prestação na Taça de Portugal. Serão também distinguidos, nesta área, Luís Miguel Ribeiro Martins (piloto e júri internacional de motonáutica), Patrícia do Carmo (campeã nacional de dança de salão) e Manuel Barroso (presidente da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno).
As medalhas de mérito cívico serão atribuídas aos ex-presidentes de junta de A-dos-Francos, Alvorninha e Landal, António Monteiro, Avelino Custódio e António Almeida, respectivamente, e aos dois ex-vereadores do PS, Delfim Azevedo e Jorge Sobral.
Na cultura o município distingue José Martins (acordeonista), o casal Carlos e Palmira Gaspar (Comunidade de Leitores e Cinéfilos), Rita Marques (cantora lírica), Carlos Oliveira (ceramista) e Ruben Tomé (trombonista no Teatro Nacional de Ópera de Berlim).
O médico José Henrique Pinto será distinguido com a medalha de mérito humanitário e as medalhas de dedicação pública vão para a CRAPAA e para a Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha.
A Fábrica de Cavacas das Caldas receberá a medalha de mérito industrial e Paulo Almeida (director da Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar) e o matemático Rogério Martins receberão a medalha de mérito educativo.
O 15 de Maio arranca, como habitualmente, na véspera, com o concerto na Avenida 1º de Maio com os The Gift, antecedidos pela banda caldense Franko & Raul Muta. À meia noite haverá fogo de artifício, seguindo-se no CCC o espectáculo audiovisual de video mapping “Mónadanómada” e a actuação dos Dj’s Fat&Slim pela noite fora.
No Dia da Cidade celebra-se missa às 9h30 na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, seguida, pelas 10h45, da habitual sessão solene. Pelas 15h00 realiza-se a tradicional homenagem à Rainha D. Leonor, seguido de desfile até ao Largo do Termal. Durante a tarde serão ainda feitas visitas à ampliação da Fábrica Bordalo Pinheiro e à Fábrica Confeitaria Monte Verde (Fábrica das Cavacas).
Inaugurações só há uma: a da requalificação do moinho de madeira das Boisias (em Alvorninha). F.F.