Capital Europeia do Desporto 2022

0
400

Leiria será, em 2022, Cidade Europeia do Desporto. Do anúncio, feito em maio, até ao último mês do ano, muito foi feito para tornar o município o epicentro do desporto nacional.

Nas palavras de Carlos Palheira, vereador do Desporto do Município de Leiria, aquando desta nomeação: “Leiria tem cerca de 57% da população ativa, que é o dobro da média nacional”.É um número absolutamente avassalador e não foi estimado. Foi medido. Os números falam por si. Temos atletas no topo da pirâmide. São mais de 200 campeões nacionais. Temos um tecido associativo muito forte. Cerca de 180 clubes, dos quais 70 fazem atividade física federada. São mais de 6.000 os atletas federados, 10.000 se considerarmos abaixo dos 10 anos”.

Na Bettilt, pode acompanhar os principais eventos desportivos a decorrer na cidade europeia do desporto e não só, e consultar as respectivas apostas desportivas à distância de um clique.

Final Four AllianzCup

O campeão de inverno será conhecido no dia 29 de janeiro de 2022. Antes disso, o Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa acolhe ainda as meias-finais: SL Benfica – Boavista FC, no dia 25, e Sporting CP – Santa Clara, no dia 26.

Esta iniciativa da Fundação do Futebol – Liga Portugal, conta ainda com um concerto solidário e a Corrida do Adepto, no dia da final, pelas 10h00, uma corrida solidária que convida a 10km de corrida ou 5 km de caminhada pelas ruas de Leiria.

Leiria Run

Marcará 2022 o regresso desta prova tão aguardada? Cancelada, nos dois anos anteriores, esta corrida e caminhada noturna convida os participantes a descobrir a zona histórica de Leiria, aventurando-se pelos locais mais emblemáticos da cidade.

O Leiria Run é um corrida nocturna! 12 km no Centro Histórico de Leiria, Castelo, Filarmónicas, Pinhal e Morcela…

Leiria Sobre Rodas

O mês de setembro é, em Leiria, o mês dos veículos de 2 e 4 rodas.

O evento “Leiria Sobre Rodas” conta com iniciativas associadas a automóveis clássicos, clássicos desportivos, motos e veículos militares e ainda uma  Feira de Automobilia, bem como um Motorshow. 

O Passeio de Clássicos ou a Avenida Elétrica são alguns dos pontos altos do evento.

 

Percursos Pedestres

Leiria apresenta ainda rede de 6 percursos certificados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, apresentando diferentes perspectivas de Leiria e níveis de dificuldade e estando identificados no local com a sinalética oficial e utilizada em território português

Uma forma de desfrutar do património histórico e cultural e da envolvente paisagística e arquitetónica do concelho de Leiria, desde a serra ao mar, valorizando a sua diversidade, através da prática de atividade física.

 

Congresso Nacional de Educação Física

Nos dias 29 e 30 de outubro, Leiria será palco do Fórum Anual da EUPEA (European Physical Education Association).

A edição anterior do Congresso contou com mais de 170 participantes, presencial e digitalmente, de 20 países.

Ainda não é conhecido o vasto programa desportivo, sob o ‘slogan’ “Leiria é de todos e para todos”, que se estima conte com cerca de 700 eventos ao longo do ano.

Uma ótima forma de manter-se informado em relação a todas as competições nacionais e internacionais é aceder à página da Betway, que mantém as notícias e resultados atualizados ao segundo.