No próximo dia 8 de março assinala-se o Dia da Mulher. Em Alcobaça o Teatro da Transformação comemora a data com um evento especial, reforçando o seu compromisso com a expressão artística e o empoderamento feminino. A decorrer no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, a iniciativa convida as mulheres para uma experiência de partilha e reflexão através do teatro, escrita criativa e expressão dramática. Inspirado pelo projeto Sagrado Mundo Feminino, o evento “procura criar um espaço seguro e acolhedor onde cada mulher possa dar voz à sua história, promovendo a consciência e a transformação pessoal e coletiva”, refere a organização.
As alunas do Teatro da Transformação apresentarão pequenas performances, que servirão como pontos de partida para discussões e trocas de experiências com o público.
Também no sábado, à tarde, será inaugurada a exposição “A verdade dói” no Espaço AbraçAr-te. Trata-se de uma impactante mostra, que “reúne relatos reais de mulheres que sofreram violência, como se cada uma estivesse ali, a contar a sua própria história”.
A Sociedade Musical e Recreativa Obidense irá celebrar o Dia da Mulher com um concerto solidário, a realizar a 16 de março, pelas 16h00 na Praça da Criatividade, com o objetivo de angariar dinheiro para o Grupo de Apoio de Caldas da Rainha da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Em Leiria, a Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas irá homenagear Cidália Ferreira, a única mulher eleita diretamente pelo PS para a presidência de uma Câmara Municipal no distrito, na Marinha Grande. Na mesma altura será lançada a revista “Nós Socialistas”, cuja primeira edição será inteiramente dedicada às Mulheres e ao Poder Local.