No âmbito do Programa “Escritores no Palácio de Belém”, 26 alunos da turma do 10º CT1 e cinco alunos do 12º CT3 do Agrupamento de Raul Proença foram selecionados para conhecer o escritor José Luís Peixoto. Acompanharam os alunos os professores Noélia André, Elsa do Rosário e Fernando Pedro.
No início sessão, o escritor recordou o seu percurso biográfico, partilhando memórias da sua infância, no Alentejo, e de que forma essas vivências profundas marcam, de forma incontornável e assumida, a sua escrita. Um momento intimista que prendeu a atenção dos presentes. Lembrou os seus primeiros passos na escrita e falou dos romances, sempre numa linguagem clara e serena, mas com uma profundidade que tocou e envolveu os presentes.
Antes do encontro, os alunos do 10º ano trabalharam o livro “Dentro do Segredo. Viagem na Coreia do Norte” e, nessa medida, muito curiosos por realidades mais insólitas do livro, prepararam questões relacionadas com a experiência do escritor ao país “mais fechado do mundo”. Foram colocadas várias dúvidas sobre realidades e as experiência do escritor que relatou, de forma desassombrada, as suas vivencias e a sua leitura de culturas e modos de vida tão diferentes dos nossos. Uma das alunas do decimo segundo ano colocou uma questão relacionada com o romance “A Casa na Escuridão”.
Excelente comunicador, generoso nas suas partilhas , vivências e esclarecedor na arte da sua escrita, viveram-se duas horas de grande cumplicidade e interação entre os alunos e José Luís Peixoto. Esta empatia traduziu-se pela atenção e o reconhecimento dos presentes (alunos e professores) e, sobretudo, surgiram futuros leitores dos romances de José Luís Peixoto.
Fica uma pergunta colocada por uma aluna que se transformou, indubitavelmente, numa certeza para os presentes: “Como Saramago, José Luís Peixoto é um escritor tocado pelo génio.”
Alunos e professores manifestamos a nossa gratidão por conhecer e partilhar com José Luís Peixoto um momento tão enriquecedor e, sem dúvida, inolvidável.
Agrupamento de Escolas Raul Proença