Alunos de Lancaster College visitam o Instituto Alemão

0
511

Na interrupção letiva das férias da Páscoa, os alunos dos vários níveis de Alemão do Lancaster College em Caldas da Rainha tiveram a oportunidade se deslocarem ao Instituto de Alemão – Goetheinstitut – em Lisboa.
No dia 10 de abril de 2019, rumaram quatro alunos (três não puderam vir por razões de saúde e/ou profissionais) junto com a professora à referida instituição.
Munidos de muita vontade pôr em prática a língua alemã aprendida- havia alunos de níveis A1, A2 e B1- num outro contexto sem ser o da prática da sala de aula, lá foram no autocarro da empresa K-Bus, num dia, em que a chuva ameaçava mas deixava espreitar o sol.
Organizou-se esta visita não só com o intuito de ouvir e falar a língua alemão num outro contexto mas também a fim de contactar com uma das instituições culturais da língua presentes no nosso país.
À chegada foram recebidos pelo responsável dos serviços pedagógicos, Dr. Marca Paulino, que prestou as principais informações sobre o instituto: a data da sua fundação, data da sua vinda para Portugal, os serviços de estímulo de aprendizagem da língua e o papel que desempenha em termos de divulgação cultural alemã.
Após esta introdução, os alunos tiveram uma aula de cerca de 90 minutos sobre a história e geografia da Alemanha em língua alemã e portuguesa, sob forma de um quiz e no final ainda fizeram um jogo de vocabulário.
Por fim, houve uma breve visita guiada a uma exposição de banda desenhada sobre “Os mitos de Berlim”, do ilustrador Reinhard Kleist e ainda houve tempo para umas simpáticas fotos no jardim.
Aproveitou-se a ocasião ainda para se degustar um almoço típico alemão, com a salsicha alemã e com o bem afamado “Käsekuchen”- Cheesecake alemão.
Um vez que a biblioteca do instituto Alemão se encontrava fechada, a visita incluiu uma ida à Livraria Alemã “Gunnar Weis” em Telheiras, onde os alunos foram muito bem recebidos pelo proprietário e que levaram ainda umas ofertas generosas.
Presentemente o Lancaster College tem cerca de 10 alunos a aprender a língua alemã em regime de cursos anuais e intensivos pelas mais diversas razões: interesse pessoal, profissional e até por razões familiares. Há pessoas que têm familiares diretos e indiretos a falar alemão ou a viver na Alemanha. Apesar de vulgarmente se considerar que a aprendizagem da língua alemã é difícil, a motivação e o perseverança são essenciais. Para além disso, a aprendizagem desta língua revela-se estratégica em termos profissionais se atentarmos ao facto de a Alemanha ser o 2º país europeu com que Portugal tem mais relações comerciais. O domínio da língua alemã constitui uma competência muito valorizada no mercado de trabalho e o que não faltam são oportunidades de emprego.
E como vulgarmente se diz: Englisch ist “must”. Deutsch ist “plus”…

Célia Bento
Lancaster College das Caldas da Rainha