CDU/NAZARÉ – Circuitos Curtos de Abastecimento de Pescado

0
785
- publicidade -

Tendo em conta as notícias veiculadas pelos responsáveis do executivo da Câmara Municipal da Nazaré, sobre o início de conversações com os Pescadores objectivando a criação de “circuitos curtos de abastecimento de pescado”, a CDU tem a referir o seguinte:
Valorizamos imenso o arranque deste processo que será, se bem conduzido, uma mais-valia inegável para a nossa frota, caracterizada por pequenas embarcações de pesca local e costeira, detidas por microempresas de carácter familiar, sem grandes possibilidades de criar, isoladamente, circuitos alternativos de abastecimento de pescado, potenciando dessa forma os rendimentos de pescadores e empresas de pesca.
Por outro lado, poderá alavancar uma lógica de acção colectiva por parte do sector, reforçando o espírito e as práticas verdadeiramente associativas e de interesse comum.
No entanto, e porque a acção política deverá sempre reger-se por princípios éticos, é fundamental esclarecer a população, e designadamente a comunidade piscatória, que esta acção, que o executivo do PS é levado a executar, é motivada por uma proposta que foi apresentada pela CDU, e aprovada por unanimidade pela Assembleia Municipal da Nazaré, na sua sessão de 29.06.2018.
Volvidos cinco meses sem quaisquer desenvolvimentos sobre o assunto, a CDU questionou o executivo na sessão da Assembleia Municipal de 23.11.2018 sobre o ponto de situação, sem que nada nos fosse ali respondido.
Em sede de comissão permanente da Assembleia Municipal, na sua reunião de 15.12.2018, a CDU exigiu que nos fosse enviado por escrito tudo o que se tinha desenvolvido até à data sobre aquela proposta aprovada pela Assembleia Municipal há quase seis meses.
A 4.1.2019 a CDU recebe a informação da CMN, dando nota que estaria marcada uma primeira reunião com a comunidade piscatória para o dia 5.1.2019.
O executivo municipal do PS, não sendo o autor da proposta, deveria ter a honestidade intelectual de informar os interessados da sua verdadeira proveniência, visto que não só desrespeitou o seu promotor, como desrespeitou toda a Assembleia Municipal que por unanimidade a aceitou e aprovou, por entender ser de inegável interesse para a comunidade.
A CDU, como estrutura política ligada aos verdadeiros interesses e necessidades do povo e dos trabalhadores, continuará, em qualquer plano, a propor, não projectos irrealistas a pairar sobre as nossas cabeças, mas soluções concretas que se constituam como verdadeiros avanços para melhorar a qualidade de vida das populações.

Grupo de trabalho da CDU da Nazaré

- publicidade -