CDU/ALCOBAÇA | As obras apressadas e o regadio da Cela

0
885

1.1. A CDU questiona a maioria PSD sobre uma promessa sucessivamente anunciada e nunca executada. Muitos dos serviços da câmara deveriam ser descentralizados para as sedes das freguesias para que os alcobacenses não tivessem de se deslocar à cidade para tratar de assuntos burocráticos. Urge a loja do munícipe, na cidade de Alcobaça, com fácil acesso a todos os serviços da câmara, centralizados, sem necessidade dos alcobacenses andarem de edifício em edifício para tratar de assuntos, com atendimento simpático e eficaz.
1.2. A loja do Cidadão com os serviços de estado centralizados (Segurança Social, Finanças, Registo Civil e Predial…) também foi uma repetida promessa para o super-Festival de Anúncios do PSD.Alcobaça. A CDU considera importante a defesa e modernização dos serviços da Administração Pública, com mais qualidade, mais eficiência e mais próximos das populações, propósito em que ganham natural destaque e evidência as potencialidades e vantagens da instalação de uma Loja do Cidadão no Concelho de Alcobaça. Num concelho com 408,14 km² de área e 56.693 habitantes, é notória a falta da instalação de um equipamento como este, ainda para mais, estando situado no centro do distrito de Leiria, podendo servir concelhos vizinhos.
Defendemos que a Câmara deve exigir junto do estado central este investimento que há muito está prometido e continua adiado, ao mesmo tempo que exige a defesa e reforço dos serviços existentes em todo o concelho, salvaguardando os direitos dos trabalhadores, garantindo um serviço de proximidade das populações, enquadrando a loja do cidadão num planeamento estratégico para os serviços públicos no nosso concelho.
2. A Coligação Democrática Unitária critica há muitos anos a falta de planeamento das obras municipais e defende o Planear com todos. Em ano eleitoral aceleram-se obras sem rei nem roque, apressadamente, ultrapassando todas as boas práticas. Pavimentar ou pintar passadeiras, por exemplo, onde em breve é necessário abrir valas para melhoria do abastecimento de água e de saneamento é gestão danosa que temos de denunciar.
3. Finalmente foi publicado no Diário da República o aviso de concurso para a 1.ª fase da obra do Regadio dos Campos da Cela/Bárrio (e Famalicão da Nazaré). Dos 10 milhões de euros, nesta etapa, estão previstas obras de perto de 4 milhões de euros. Depois de anunciado em 2010 como financiado, veio o governo PSD/CDS cancelar e iludir. Este governo começa, assim, a concretizar um objectivo e uma necessidade dos agricultores regantes deste território, tão produtivo, do nosso concelho.

CDU Alcobaça
Clementina Henriques
Rogério Raimundo