Comissão Cívica de Proteção das Linhas de Água e Ambiente

0
625

A Comissão Cívica de Proteção das Linhas de Água e Ambiente, com sede em Caldas da Rainha, vem por este meio tornar público, que foi contactada por alguns moradores em Tornada, a solicitar a nossa colaboração, em virtude do sistema de esgotos sita na Rua dos Arneiros, Tornada, não estar a funcionar e por esse motivo, com o calor, o cheiro é nauseabundo, para além, de pragas de moscas e mosquitos e outros insectos, que impossibilitam que as janelas estejam abertas.

Esta comissão deslocou-se ao local, ouviu alguns moradores, recolheu vários elementos, tirou fotos e constatou que, efectivamente, os moradores tinham razão e urgentemente, dentro dos possíveis, alguma coisa teria de ser feita. Afinal, os moradores estão a pagar um serviço de saneamento, que não está a ser prestado.
Perante esta situação e por uma questão de transparência, a comissão contactou o senhor Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, que referiu, ter tido conhecimento de toda a situação e já ter diligenciado, para os serviços estarem semanalmente atentos a toda a situação. Para além disso, chegaram á conclusão que a situação só seria definitivamente resolvida, com um sistema de automatização informativo a tempo real da sua funcionalidade diariamente, tendo a referida obra já sido colocada a concurso com o valor de 400.000.00 (quatrocentos mil euros).
Este concurso se correr normalmente e sem contra tempos, a obra poderá começar nos finais do corrente ano, com a reformulação das estações para instalação do sistema de automação e comunicações que permita a recolha de dados das unidades: Estações de tratamento de Águas Residuais (EEAR) e descarregadores do sistema de Águas Residuais dos Serviços Municipalizados.
As intervenções em causa possibilitarão a transmissão em tempo real de qualquer anomalia/avaria nas instalações (exemplo: corte de energia, avaria do sistema de bombagem, descargas, entre outros), o que permitirá uma actuação imediata dos Serviços Municipalizados, conducente à regularização do normal funcionamento do sistema.
Pelo Senhor Vereador foi-nos facultado uma cópia do Resumo do Concurso Perante a disponibilidade demonstrada pelo senhor Dr. Hugo Oliveira Vereador na Câmara de Caldas da Rainha, esta comissão acredita, que os moradores de Tornada, vão ver toda esta situação resolvida, durante o princípio do próximo ano.

A Comissão Cívica de Proteção das Linhas de Água em Caldas da Rainha