Comissão Cívica de Protecção das Linhas de Água e Ambiente

0
756

A Comissão Cívica de Proteção das Linhas de Água e Ambiente, com sede em Caldas da Rainha, vem por este meio tornar público, que foi contactada por alguns moradores na Usseira, a solicitar a nossa colaboração, em virtude do sistema de esgotos na Rua Manuel Teotónio não estar a funcionar, conforme já foi noticiado neste jornal em 5 Agosto último, cujo título era “Moradores da região queixam-se do sistema de esgotos”

Esta comissão deslocou-se ao local, ouviu alguns moradores, recolheu vários elementos, tirou fotos e constatou que efetivamente, os moradores tinham razão e urgentemente, dentro dos possíveis, alguma coisa teria de ser feita. Afinal, os moradores estão a pagar um serviço de saneamento, que não está a ser prestado.
Perante esta situação e por uma questão de transparência, a comissão contactou o senhor Presidente da Câmara de Óbidos, que referiu, ter tido conhecimento de toda a situação e já ter diligenciado, no sentido, no mês Outubro, começar a ser construída uma estação elevatória e toda a situação ficar resolvida, até final do ano. Para além disso, disponibilizou-se até que a situação esteja definitivamente resolvida, sempre que as fossas dos moradores estejam cheias, gratuitamente, despejar as mesmas, bastando apenas, solicitar o limpa fossas á Câmara.
Esclareceu ainda, que a obra da construção do saneamento da rua Manuel Teotónio, é uma pretensão da sua população com cerca de 40 anos. Em 2015 o executivo municipal,  iniciou a obra da construção de saneamento e reabilitação da rua Manuel Teotónio. Esta obra só seria dada como terminada, com a construção da referida estação  elevatória.
Indevidamente, antes da fase da estação elevatória estar a funcionar, alguns moradores indevidamente, fizeram a ligação ao coletor. Perante esta situação o fiscal municipal deslocou-se ao local, identificou os casos, para consequente correção e responsabilização.
Em menos de três anos, resolveu-se o problema de 40 anos.
Perante a disponibilidade demostrada pelo senhor Presidente da Câmara de Óbidos, esta comissão acredita, que os moradores de Usseira, vão ver toda esta situação resolvida, até o final, do corrente ano.

A Comissão Cívica de Proteção das Linhas de Água em Caldas da Rainha