CRUZ VERMELHA CADAVAL

0
572
Gazeta das Caldas

O exemplo dos Giving Ambassadors
No passado dia 30 de julho, a nossa Delegação recebeu 40 jovens dos Emirados Árabes Unidos, os Giving Ambassadors. Por solicitação do Campo Aventura, acolhemos durante o dia estes jovens, com o objetivo de lhes dar a conhecer o papel da Cruz Vermelha no mundo e no nosso Concelho em particular. Nesse sentido, para além de uma explicação sumária e participativa da história da Cruz Vermelha, foram desenvolvidas atividades concretas de voluntariado, nomeadamente, a triagem de roupas e de alimentos, preparando Kits de emergência com esses bens. As atividades desenvolvidas pelos jovens tiveram como característica principal a forma genuína com que foram desempenhadas e eles foram um exemplo do melhor que o voluntariado tem. Mesmo provenientes de outras realidades culturais, demonstraram que o voluntariado não conhece religiões, raças ou credos, a ajuda ao próximo e a quem mais necessita é um bem comum a toda a humanidade.
Mas se o dia já havia sido rico em afetos, a surpresa maior estava para vir…
No passado dia 08 de agosto, os “nossos” 40 jovens voluntários dos Emirados Árabes Unidos surpreenderam-nos com o seu regresso à nossa Delegação para, em retribuição pelo dia que haviam passado connosco, doarem brinquedos e alguns produtos feitos por eles, nomeadamente, t-shirts pintadas e caixas decoradas. Doaram ainda algumas verbas monetárias resultantes das várias vendas de “teddy bears” que realizaram pelos locais que foram visitando. Foi com imensa alegria que ouvimos deles que as atividades que haviam desenvolvido nesta Delegação os despertara e sensibilizara para a realidade da pobreza e para a necessidade de ajudar os que mais precisam.
Manifestamos publicamente o nosso agradecimento aos Giving Ambassadors pelo muito que nos deram com esta atitude e pelo seu exemplo de genuíno voluntariado. São prova de que do pouco se poderá fazer muito e que o voluntariado une os povos e ultrapassa todas as barreiras.”

Delegação da Cruz Vermelha do Cadaval