Dia do Associativismo Jovem

0
838
- publicidade -

No passado dia 30 de abril, pelas 10h00, celebramos o Dia do Associativismo Jovem de forma diferente no Parque D. Carlos I, mais propriamente no Céu de Vidro este que é um espaço tão emblemático da nossa cidade. No âmbito do programa Caldas Jovem proporcionamos uma conversa em que se ouviu e se falou sobre imensas experiências de vida e conhecimento adquirido pelas mesmas.
O Dia do Associativismo Jovem assinala-se, desde 2002 e o nosso objetivo visava reforçar a importância do associativismo enquanto escola de cidadania participativa e veículo de aprendizagem social, sublinhar também o papel dos jovens na promoção dos valores democráticos, reconhecer e promover a atividade do movimento associativo jovem e estimular nos jovens o gosto pela intervenção cívica e fomentar os valores e competências adquiridas na atividade associativa. Desta forma, contamos com a presença de quatro jovens de diferentes áreas de intervenção de associativismo jovem para partilharem as suas experiências.
Ricardo Duque é presidente do grupo de Jovens Voluntários das Gaeiras e presidente também do Espaço Ó em Óbidos, falou-nos acerca dos jovens voluntário e o quanto é necessário para a sociedade os jovens terem a capacidade de ajudar o próximo. Afirma Ricardo, que atuar como voluntário é ter um ideal de bem fazer, que assenta numa relação de solidariedade que se expressa em gratuitidade no exercício da atividade, prestando serviços não remunerados em benefício da comunidade.
Paulo Oliveira estuda Audiovisual e Multimédia na ESAD, é presidente da Tuna mista da ESAD e refletimos sobre a importância do associativismo académico, é tomar em consideração uma multiplicidade de variáveis que, na essência das suas diferenças, muito caraterizam dão forma àquele que é um dos mais importantes. Referiu Paulo, que as praxes e todas as atividades existentes do seio académico não são obrigatórias, mas sim para quem nelas quiserem participar sem nunca perder os valores intelectuais de cada um e de forma a uma maior interatividade de todos aqueles que se encontram no meio académico.
Tatiana Figueiredo veio em representação do Movimento Cívico que se irá concretizar nas Caldas da Rainha no dia 24 de Maio, cujo objetivo é sensibilizar a população sobre todas as questões ambientais esquecidas. Rafaela quer “acordar” os jovens adormecidos e despreocupados pelo meio ambiente em que vivemos, comprova que estes não têm noção da gravidade em que nos encontramos e da quantidade de atitudes que podemos ter para minimizar a situação.
Constança Matos, estudante de enfermagem, sentiu necessidade de ajudar o próximo e de se fazer útil na sociedade decidiu então entrar para os escuteiros. O escutismo para a Constança é um convite a substituir o egoísmo pela utilidade, tornando as pessoas individualmente capazes e aproveitar essa capacidade para ajudar o próximo assim, torna o escutismo como um modo de vida.
Desta forma, o Dia do Associativismo Jovem iniciou-se da melhor maneira possível, deixando aos presentes que assistiram a esta incrível partilha de experiências um alerta para participáramos de um modo mais ativo na nossa sociedade.”
JSD das Caldas da Rainha

- publicidade -