Os temas “Educação Ambiental” (5.º e 7.º anos) e “Desenvolvimento Sustentável” (5.ºano) da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento foram trabalhados com o intuito de promover nos alunos a preocupação em relação à preservação do meio ambiente da sua região. Para tal, foi proposta aos alunos a realização de uma ação de limpeza da praia da Foz do Arelho e/ou da zona circundante da Lagoa de Óbidos. Antes da sua concretização, os alunos observaram, em aula, vários vídeos acerca da importância da recolha e tratamento dos lixos nas áreas marítimas e do impacto que o mesmo tem na vida da fauna e flora desses mesmos locais.
Os alunos foram também aliciados a realizar cartazes com slogans apelativos para ajudar a sensibilizar a população para a preservação do meio ambiente. Esses mesmos cartazes serão expostos em local público a definir, junto à praia.
Para ajudar na concretização da ação de limpeza, foram contactados dois grupos ambientais: Brigada do Mar, associação com sede em Melides, no concelho de Grândola, e o grupo LindoMar, da Foz do Arelho.
A associação Brigada do Mar conta já com uma década de existência, tendo já realizado várias acões de limpeza pela costa portuguesa. Em 10 anos a Brigada do Mar já limpou mais de 600km lineares de costa, retirou mais de 550 toneladas de lixo do areal e com ela colaboraram mais de mais de 6000 voluntários em mais de 200 dias efetivos de iniciativas de limpeza e sensibilização. Um artista japonês, Tadashi Kawamata, realizou uma exposição/instalação no MAAT chamada Overflow que foi possível de visitar até ao dia 1 deste mês, onde usou resíduos recolhidos pela Brigada do Mar em 2018.
O grupo LindoMar é muito mais recente; é dinamizado por Linda e Dorte, duas mulheres estrangeiras a residir na Foz do Arelho que, por gostarem tanto desse local, pretendem preservar a sua beleza.
Infelizmente, no dia programado para a realização da limpeza, não a pudemos realizar por questões climatéricas (a atividade será agendada para o 3.º período). Mas, a palestra agendada e dinamizada pelos grupos ambientais ocorreu na biblioteca da escola, onde Simão Acciaioli da Brigada do Mar transmitiu importantes mensagens aos alunos, discurso que foi acompanhado pelo visionamento de fotografias e vídeos de atividades promovidas pela associação, e pelo contacto com resíduos recolhidos durante as ações de limpeza, existindo até a tampa de uma caixa de manteiga de origem filipina. Durante esta palestra foram debatidas e sugeridas pequenas iniciativas que os alunos poderão promover para contribuir para a preservação do meio ambiente, tais como a visita a ETARs e a promoção de ações de limpeza da escola, rua, cidade, praia dentro da periodicidade possível de as concretizar. A mensagem foi apelar para os pequenos gestos e para começar por “arrumar a casa” para contribuir para a arrumação do planeta.
Dorte e Linda, do grupo LindoMar, complementaram esta ideia através da apresentação das suas ações locais, onde lançaram o repto para a participação de todos os alunos e familiares que o queiram fazer, existindo inclusive um aluno na assistência que já tinha participado numa das ações da LindoMar.
A acompanhar a associação Brigada do Mar encontravam-se dois artistas noruegueses, Prestgaard e Andersen que têm percorrido vários locais no mundo aliando a sua arte à preocupação de preservar o meio ambiente. Para tal, dispunham de vários kits com plásticos recolhidos das praias, com os quais convidavam as crianças a construir ou um peixe ou um pássaro apenas com 8 peças. Os alunos adoraram este workshop e todos participaram entusiasticamente. As fotografias tiradas pelos próprios artistas serão expostas, no 3.º período letivo, com a ajuda da academia de fotografia.
Colégio Rainha D. Leonor