No passado dia 22 Março 2018 , o Dia Mundial da Água comemorou-se na Escola Técnica Empresarial do Oeste.
Numa sessão em que participaram alunos, PSP das Caldas da Rainha e a Proteção Civil do Município, o mote foi a “Sustentabilidade e a estatística”.
Foi abordada a problemática da água paralelamente com a dos incêndios.
O Diretor Pedagógico da ETEO, Dr. Luis de Sá Lopes, abriu a sessão referindo alguns dados estatísticos referentes à ínfima percentagem de água potável que o planeta terra dispõe.
As alunas Patrícia Santos e Sali Rodrigues, do 3º ano do Curso Técnico de Gestão, apresentaram um trabalho com dados estatísticos referentes aos incêndios que aconteceram no nosso País nos últimos anos. Número de vidas perdidas, áreas ardidas, os orçamentos das diferentes entidades e os “gastos” necessários para realizar o combate aos incêndios. Números assustadores!
Estas alunas, são autoras “da carta ao incendiário” que mais uma vez foi lida publicamente. Ninguém, nenhum de nós consegue ficar indiferente depois de ouvir a sua leitura.
Na sua intervenção o chefe Jorge Augusto da PSP, fez uma apresentação referindo os aspetos legais e de conduta que devem ser tidos em conta por cada um de nós, de modo a evitar os incêndios e as suas terríveis consequências. O agente principal Luís Almeida da PSP referiu algumas das ações que a PSP vem desenvolvendo junto das Populações sensibilizando-as.
O Engº Gui Caldas da Proteção civil da C.M.C.R. explicou detalhadamente; as origens, o combate, as consequências dos incêndios e o seu impacto negativo aos diferentes níveis.
No encerramento o Prof. Almerindo Almeida, que moderou a sessão desafiou as entidades presentes a realizarem em conjunto um trabalho articulado e em rede no âmbito da prevenção e do combate de primeira intervenção.
Escola Técnica Empresarial do Oeste