Portas abertas à poesia no Bombarral

0
698

A biblioteca da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral, voltou a abrir as suas portas à comunidade para a realização de mais um Sarau de Poesia, que ocorreu na passada quarta-feira, dia 20 de março de 2019.
Após a abertura deste serão cultural pelo diretor do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, Emanuel Vilaça, o público presente teve oportunidade de assistir à declamação de vários poemas, não só da autoria de grandes autores da literatura nacional e internacional, mas também dos próprios declamadores.
Para a concretização deste evento, a organização, a cargo das professoras bibliotecárias Célia Bento e Clara Santos, contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar, desde o primeiro ciclo ao ensino secundário, passando pelos alunos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos e do Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros.
O evento teve ainda a participação especial de quatro alunos da EBSFP que pertencem ao Grupo de Teatro Amador “Os Lendários”, da Delgada, dos/as formando/as da disciplina de Língua Portuguesa dos Universitários 50+, coordenados pela formadora Elsa Alves, e contou ainda com a visita surpresa da escritora bombarralense Susana Júdice, que em maio regressará à biblioteca para apresentar o seu segundo livro.
Sendo a música um elemento indissociável da poesia, o evento contou igualmente com vários momentos musicais e também com um apontamento de dança, protagonizados pelos alunos e alunas deste estabelecimento de ensino.
Outro aspeto a destacar foi a adesão do público, tornando-se pequeno o espaço da biblioteca escolar para o número de pessoas que assistiram ao evento, entre as quais a vereadora da Cultura da Câmara Municipal do Bombarral, Patrícia Pereira.
À semelhança das edições anteriores, o Sarau de Poesia foi o momento escolhido para se proceder à entrega dos prémios do Top Leitores das bibliotecas do Centro Escolar e da Escola Básica e Secundária, tarefa que coube ao diretor do AEFP.

Agrupamento de Escolas Fernão do Pó