PSD/CALDAS | Aos caldenses de Sto. Onofre e da Serra do Bouro

0
890

Deixem-me tomar um pouco do vosso tempo para vos dizer porque decidi candidatar-me a Presidente da Junta da União de Freguesias das Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro.
Encontro-me numa etapa da minha vida em que, em termos profissionais, divido o meu tempo entre as aulas de Direito e a advocacia. Considero que, para aqui chegar, em muito contribuiu o ter crescido no ambiente sadio das Caldas da Rainha, no seio de uma família que me soube transmitir os valores essenciais e inserido numa comunidade de pessoas boas, honestas e trabalhadoras. Depois de ter presidido, durante seis anos, à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens das Caldas da Rainha, sinto que chegou o momento de me voltar a disponibilizar para servir a minha comunidade, desenvolvendo um trabalho concreto, agora ao nível autárquico, para ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos os que residem e trabalham em Santo Onofre e na Serra do Bouro.

A experiência destes últimos 4 anos permitiu-nos perceber que a União entre Santo Onofre e Serra do Bouro é possível. No entanto, para mim, o facto de existir apenas uma Junta para as duas freguesias não quer dizer que se devam ignorar as especificidades de cada uma. Pelo contrário, considero desejável que as suas características próprias continuem a ser valorizadas numa lógica de cooperação.
Em Santo Onofre lembramo-nos todos do tempo em que toda a cidade das Caldas da Rainha era uma só freguesia. Criada na década de oitenta, a freguesia de Santo Onofre foi fazendo o seu caminho e agora, unida à Serra do Bouro, tem de procurar a melhor forma de continuar a desenvolver-se. Mas o caminho faz-se caminhando e ainda há muito por percorrer.
Na Serra do Bouro, freguesia mãe do litoral caldense, a sua beleza natural, com as vistas fantásticas que nos oferece sobre o mar e sobre a própria cidade, tem de ser complementada com um embelezamento de que já é merecedora.
Acredito que é necessário criar as sinergias possíveis entre estas duas realidades distintas. Acredito que unidos somos mais fortes. A União dos órgãos das Freguesias tem de representar uma evolução para ambas as comunidades. Os habitantes de Santo Onofre têm de poder usufruir das vantagens de estarem Unidos a uma Freguesia que chega até ao mar, que tem espaço para se viver a vida sem o rebuliço da cidade e que, por isso mesmo, tem um potencial tão grande para várias atividades económicas. Por seu lado, aos habitantes da Serra do Bouro tem de se lhes proporcionar, no seu dia-a-dia, as vantagens de estarem unidos a uma freguesia urbana. E é à Junta da União de Freguesias que cabe, direta e indiretamente, criar condições para que essas vantagens se tornem uma realidade.
Tenho a sorte de estar acompanhado por uma equipa experiente, capaz, sabedora dos anseios da população e com muita vontade de trabalhar em prol das nossas freguesias. É em nome de toda essa equipa que posso afirmar perante todos vós que estaremos Unidos no Rumo Certo!
Em breve apresentarei as pessoas que integram esta lista bem como um conjunto de projetos que queremos ver concretizados nas nossas duas freguesias.
Jorge Varela
Candidato pelo PSD à União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro