A partir deste mês de Maio, os utentes dos transportes públicos das duas comunidades intermunicipais em que se integram os 16 concelhos do Distrito de Leiria passam a beneficiar de reduções no preço dos Passes dos transportes públicos rodoviários.
Há mais de 20 anos que as forças que compõem a CDU (O PCP e Os Verdes) vinham lutando por medidas como esta para todo o País. Foi a sua persistência e a luta dos utentes dos serviços públicos que possibilitaram este avanço agora alcançado no Distrito de Leiria.
A CDU salienta o significado, alcance e importância do que agora foi conquistado:
– Uma medida de justiça social, beneficiando sobretudo os trabalhadores e os sectores da população com menores rendimentos, significando uma poupança de várias centenas de Euros por ano em transportes, tão mais importante e de maior impacto quanto se verificarem numa região onde persistem muito baixos salários.
– Um avanço considerável na concretização do direito à mobilidade não apenas pela redução dos seus custos, mas alargando a possibilidade de uso do transporte não apenas no trajecto casa-trabalho mas para outras necessidades e interesses de ordem social, cultural ou de lazer
– Uma medida de efectiva protecção do ambiente, pois estimula o uso dos transportes públicos, retirando das estradas milhares de veículos de uso individual. Quando tanto se discute, e bem, as questões ambientais, é com medidas como estas, concretas e socialmente justas, que se pode avançar na redução de emissões e na protecção ambiental.
A CDU orgulha-se de ter sido a força que mais lutou e que esteve, pela sua luta e proposta, na origem destas importantes conquistas. Como sempre dissemos, desmontando a desvalorização e as falsidades do PSD e CDS, a redução do preço dos passes não se limitou a Lisboa e Porto, estando a ser aplicada noutras regiões, como é o caso de Leiria.
Agora é necessário ir mais longe.
Apesar do alcance positivo das medidas agora postas em prática no Distrito de Leiria, a CDU considera que é necessário ir mais longe na aplicação do PART (Programa de Apoio à Redução do Preço dos Transportes Públicos) e na oferta de transportes públicos às populações do Distrito de Leiria.
A CDU continuará a lutar por:
– Um único passe intermodal no Distrito de Leiria que abarque todos os operadores e que cubra, pelo menos, a totalidade dos concelhos do Distrito.
– A Inclusão do modo ferroviário de transporte no novo regime tarifário. É inaceitável que um meio de transporte estratégico para o Distrito de Leiria – A Linha do Oeste – fique de fora da redução dos passes, facto tanto mais grave quanto se trata de um transporte muito menos poluente, mais cómodo, não sujeito a imponderáveis de trânsito e operado por uma empresa pública.
– O Aumento da oferta de transportes públicos em todo o Distrito. Seja na melhoria dos transportes públicos nos concelhos mais populosos e com maiores centros urbanos, estimulando a desconcentração populacional nesses territórios, seja no aumento da oferta dos já existentes (uma vez que as empresas privadas vão lucrar com esta medida) seja nos concelhos menos populosos, como os do Pinhal Interior Norte, onde é urgente fazer face a carências gritantes de transportes públicos municipais e de transportes intermunicipais que assegurem ligações a outros concelhos e centros urbanos.
– A Consagração de uma redução mais significativa para deslocações entre as comunidades intermunicipais do distrito. A redução de 30% nas linhas entre a CIM Oeste e a CIM Leiria é claramente insuficiente. Pela realidade específica do Distrito, as ligações entre concelhos destas duas CIM deveriam ser alvo de um maior desconto, ou de um preço máximo de 40 Euros, pois na prática funcionam na sua maioria como deslocações intermunicipais.
– A modernização da Linha do Oeste, nomeadamente a sua electrificação e melhoria do serviço, com novas composições e modernização da linha e das estações.
CDU de Leiria