Restaurante Vale Velho reabriu no Vale do Coto

0
4326
Caldas Jorge e Fátima Matos apostam em cozinha tradicional portuguesa com pratos económicos ao almoço e serviço à la carte ao jantar

O restaurante Vale Velho, no Vale do Coto, reabriu no passado dia 15 de Julho, depois de ter estado fechado quase dez anos. Fátima Matos é a nova responsável pelo espaço e aposta nas diárias e na comida tradicional portuguesa.
Fátima Matos explorava O Meu Café, perto da Praça de Touros, há cerca de ano e meio, e decidiu apostar num restaurante onde pudesse trabalhar mais a cozinha e ter mais algum rendimento. Escolheu o restaurante Vale Velho “por ser um espaço agradável e com boas instalações”, disse à Gazeta das Caldas.
Fátima Matos necessitou de cerca de dois meses de trabalho para colocar tudo em ordem para a abertura. Foi preciso substituir os equipamentos da cozinha, fazer arranjos eléctricos e de canalização, e pintar o espaço. Para tal, foi necessário um esforço financeiro com recurso a capitais próprios, cujo montante Fátima Matos não revelou.
A aposta do restaurante será nas diárias ao almoço e no serviço à carta aos jantares e aos fins-de-semana. A cozinha confeccionada é a tradicional portuguesa, como bacalhau ou polvo com batata a murro, cozido à portuguesa, ensopado de borrego ou de enguias, lulas à lagareiro. “É comida caseira num ambiente familiar, como se estivéssemos a comer em casa da nossa avó”, destaca Fátima Matos. Além destes pratos, há também uma aposta nos grelhados feitos na brasa, destacando-se as costeletas de novilho e os secretos de porco preto.
Fátima Matos sempre trabalhou no ramo da restauração, incluindo durante os cerca de 22 anos em que esteve emigrada com o marido, Jorge Matos. Estiveram cerca de nove anos na Alemanha, seguiram-se 11 na Suíça e mais quatro na Alemanha.
Regressaram há cerca de dois anos a Portugal “porque o que se ganhava já não compensava estar longe da nossa terra e da nossa família”, conta o casal.
O restaurante criou o posto de trabalho de Fátima Matos e outro em regime de tempo parcial, para o serviço aos almoços. Fátima conta, no entanto, com ajuda do marido, da mãe e do irmão, que ajuda no grelhador ao fim-de-semana.
Nesta fase inicial, o restaurante Vale Velho estará aberto todos os dias, das 12h00 às 15h00 para os almoços e das 19h00 às 23h00 para os jantares, só depois do Verão passará a ter dia de descanso semanal.