Cristiana Henriques
- publicidade -

Numa fase em que o mercado imobiliário enfrenta grandes desafios, quer pela escassez de imóveis, quer pelo aumento do valor dos mesmos e das respetivas rendas, é importante que saiba que existe uma plataforma digital e sem custos, através da qual pode consultar todos os bens penhorados disponíveis para licitação.
Esta plataforma tem o nome de “e-Leilões” e foi desenvolvida pela Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução para venda, rápida e transparente, de bens através de leilão eletrónico. Acresce referir que, com as ferramentas de pesquisa disponíveis na mesma, poderá encontrar não só bens imóveis, como todo o tipo de bens móveis, desde veículos a equipamentos, mobiliário, máquinas ou direitos, e comprá-los a um preço reduzido face aos valores de mercado.
Contudo, sendo uma compra de bens em venda judicial, é importante salientar que licitar um bem é um ato que envolve muita responsabilidade, uma vez que os bens vendidos não têm qualquer tipo de garantia. Deverá, por isso, verificar previamente o seu estado de conservação (nos bens imóveis, atenção às áreas e à composição do bem, aspetos constantes da informação matricial, que podem não corresponder à realidade). Tendo sido apresentada uma licitação, esta não pode ser retirada, ficando o licitante obrigado a comprar o bem. Acresce que, em regra, o leilão só se inicia por 50 por cento do valor base, mas só se considera aceite a licitação se esta for igual ou superior a 85 por cento do valor base.
Se pretender licitar qualquer bem disponível no site, será necessário que se autentique, validando a sua identidade numa primeira autenticação. Caso tenha dúvidas relacionadas com este tipo de venda e com a respetiva validação da sua identidade, deve recorrer ao seu Solicitador, profissional que está legalmente habilitado a prestar-lhe todo o apoio.

- publicidade -