Uma aventura… na Bordalo 2014

Gostaríamos de partilhar o testemunho escrito que alguns pais nos fizeram chegar sobre esta iniciativa.
“Terminadas as aulas, começam as nossas preocupações sobre o que os nossos pequenos vão fazer durante as semanas que faltam até às nossas próprias férias. Nos últimos anos têm vindo a surgir opções interessantes, na cidade das Caldas da Rainha. Um pouco por todo o lado surgem propostas de semanas de férias, semanas desportivas, semanas de artes… Mas esta “Aventura… na Bordalo” conseguiu reunir numa semana o que todas têm em separado: as ciências, as artes, o desporto, as tecnologias, a escrita criativa, os jogos tradicionais e até a culinária… um espaço fantástico e um preço acessível às nossas bolsas!
(…) A Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, na figura dos professores envolvidos neste projecto, investia diariamente, com qualidade, rigor, motivação e entusiasmo nas várias tarefas e actividades. No final do dia, era bom chegar a casa e ouvir contar o que tinham feito e de como tinha sido bom aprender sobre determinado assunto ou ter realizado determinada actividade:
“Mãe, mãe, fizemos gelado com azoto líquido!”; “Mãe, mãe, construímos fantoches com papel de jornal e material reciclável!”; “Olha, mãe, fizemos jogos matemáticos e foi fixe!”; “Mãe, nem sabes, imaginar uma história a partir daquelas imagens e escrevê-la no computador é muito fácil!”; “Mãe, amanhã preciso de um avental, porque vamos ser ‘petit chef’. Vamos fazer piza para o nosso almoço e outras coisas para o lanche com os pais!”
Na sexta-feira, todos os pais foram convidados a participar num lanche de encerramento das actividades, e lá aparecemos nós para degustarmos as “iguarias” preparadas pelos nossos pequenos. (…) O objectivo de os ter mantido ocupados, “das 9 às 5”, com actividades diferentes e que lhes permitiu experimentar diferentes áreas do saber, tinha sido atingido. Sem falar do espaço e dos recursos materiais, que são, de facto, os melhores.
Agradecemos à Escola Secundária Bordalo Pinheiro por esta iniciativa e reconhecemos o mérito aos professores que deram de si para que este projecto fosse possível. Não será fácil gerir tudo isto e manter as suas funções e tarefas nas várias estruturas da escola. Aqui parece ainda não ter chegado o fantasma da desmotivação da classe docente, pois trabalha-se com gosto e com um sorriso no rosto.
Contamos convosco no próximo verão! Contem com os nossos filhos também! Obrigada!”
Os professores do projecto “Uma Aventura na Bordalo”





