Aspiring Geoparque do Oeste: Pela Rota do Atlântico

0
431

Ao percorrer a zona costeira dos municípios de Lourinhã e Torres Vedras, pode agora encontrar painéis interpretativos que mostram e explicam a riqueza geológica do território.
São 20 os painéis que percorrem a costa desde a Praia de Paimogo (Lourinhã) à Praia da Assenta (Torres Vedras). Estas mesas distinguem-se pelo fator inclusão, sendo acessíveis a todos quantos as queiram explorar, independentemente da sua condição.
As informações disponibilizadas nas mesas interpretativas oferecem ao visitante informação simples, sucinta e graficamente apelativa sobre os valores patrimoniais presentes nos diversos locais de referência a nível geológico. Os painéis foram aplicados de forma a manter o valor estético no meio envolvente e tendo em conta o mínimo de impacto sobre o ambiente e os valores paisagísticos presentes.
Este é um recurso que permite aos visitantes conhecerem os valores patrimoniais que os rodeiam, incentivando à visita ao território. Mais do que contar uma história, pretende-se que o visitante possa ver e usufruir, ao vivo, do património, proporcionando novas e mais duradouras experiências na sua memória.
Pode ainda explorar a Rota do Atlântico através do webdocumentário “Costa Encosta”. Esta é uma plataforma de divulgação e promoção do património cultural e natural do aspiring Geoparque Oeste, onde é possível assistir a perspetivas 360 dos locais, simulação do tsunami de 1755, evolução da terra em globo terrestre 3D e muito mais!
Aceda em www.costaencosta.pt.

Sabia que?
O território do aspiring Geoparque Oeste tem 72 km de costa atlântica e cerca de 15 km correspondem a praias de areia, um grande atrativo para os locais e para os visitantes ocasionais ou sazonais que encontram diversos tipos de experiências no território deste aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO.

Explore…
Rota do Atlântico
Duração: 2 dias (com possibilidade de ser feita em apenas 1 dia) Meio de transporte: Carro

- publicidade -

Pontos de interesse:

Dia 1 – Paimogo, Praia do Caniçal, Praia do Areal, Cruzeiro da Lourinhã, Praia da Peralta, Praia de Porto de Barcas, Praia de Porto Dinheiro, Praia de Valmitão, Miradouro da Maceira, Termas do Vimeiro

Dia 2 – Porto Novo, Ruínas do Antigo Convento de Penafirme, Praia do Centro, Praia do Guincho, Alto da Vela, Praia Azul (Norte), Praia Azul (Sul), Foz do Rio Sizandro, Praia de Cambelas e Praia da Assenta.

Mais informações em www.geoparqueoeste.com ou na app Visit Oeste Portugal. ■

- publicidade -