Gazeta das Caldas dedica-se aos temas ambientais e ecológicos há quase meio século, tendo iniciado as suas preocupações neste domínio pouco tempo depois da Revolução de Abril que agora comemorou o seu 50º aniversário.
Uma das razões que motivou um sobressalto imediato foi quando se soube que havia o projeto de instalar uma Central Nuclear com 8 reatores em Ferrel, projeto semelhante ao anunciado algum tempo antes do 25 de Abril, como se veio a saber recentemente a troco do apoio dos Estados Unidos ao Regime liderado por Marcelo Caetano para compensar a não entrega de armamento que pudesse ser utilizado na guerra colonial.
Neste já longo período acompanhámos as grandes transformações que levaram a que hoje este tema ambiental seja central na nossa vida, estando presente em todos os programas políticos da direita à esquerda, com exceção ou em sentido contrário assumido pelos negacionistas de movimentos radicais, especialmente da extrema direita, a que não é alheio a agenda Trumpiana e Bolsonariana.
Contudo, as consequências dos problemas ambientais sentem-se cada vez mais no quotidiano do cidadão comum, decorrentes das alterações climáticas, como da crise energética e dos fenómenos extremos da natureza, que causam muitas mortes e prejuízos imensos, que nos vão preocupando cada vez mais.
Esta edição da Gazeta das Caldas é dedicada a este tema maior da nossa civilização e do nosso tempo, esperando contribuir com algo de interessante para que os nossos leitores possam refletir. ■