José Luiz de Almeida Silva
Poder-se-á dizer que o empreendedorismo é a principal ferramenta no mundo moderno da economia concorrencial e competitiva, para encontrar as oportunidades que visam satisfazer as necessidades e principalmente as novas necessidades das populações.
Tem como principais ferramentas a inovação e a criatividade, bem como a capacidade de decisão e de antecipação num mundo cada vez mais incerto, obrigando os atores económicos e sociais a agirem proativamente e com inteligência.
Nesta edição os leitores irão encontrar algumas experiências locais e regionais dum empreendedorismo criativo que pode suscitar novas iniciativas, tendo sempre em conta a observação do que se passa em seu redor, que hoje não está limitado geograficamente, uma vez que a internet dá-lhe um alcance global.
Para além do conceito de empreendedorismo, hoje é também comum, em muitos países fomentar-se o intraempreendedorismo, ou seja, uma forma de fomentar o empreendedorismo dentro de uma organização já estabilizada e que permite o desenvolvimento de novas ideias, com autonomia, podendo criar novos negócios sem os custos de contexto, que dificultam o arranque dos projetos.
Caldas da Rainha é Cidade Criativa da UNESCO, dispõe na sua zona de influência, de uma forte componente de criatividade através da formação ministrada nas várias escolas e centros de formação, o que lhe dá competências acrescidas e lhe traz responsabilidades maiores, que deviam constituir ou já constituem um verdadeiro viveiro destas experiências empreendedoras.
Provavelmente o tempo gasto em temas de lana caprina, como dos estacionamentos gratuitos, devia proporcionar a reflexão dos parques logísticos empreendedores e criativos de maior riqueza e de negócios de mais valor acrescentado. ■