Sou portador do cartão de assinatura Nº 15967 Caldas da Rainha/Óbidos e uso todos os dias o comboio para ir e vir do local de trabalho.
Ontem, dia 17/04/2012, cerca das 22h20, liguei para s linha de apoio 808208208 da CP, a confirmar se o comboio regional 6411 Meleças/Caldas da Rainha estava previsto realizar-se, uma vez que a greve de maquinistas está em curso.
O assistente que me atendeu disse: “este comboio não está previsto realizar-se esta semana!”
Fiquei muito surpreendido, mas aguardei na estação de Óbidos pois pretendia ir até às Caldas da Rainha.
Contrariamente ao que o assistente referiu, o comboio 6411 2não previsto”, chegou a Óbidos às 22h48. Pontual!
Nesse comboio vinha o revisor Nuno Trindade, ao qual relatei a situação, ou seja, a informação dada pelo call center. O revisor aconselhou-me a reclamar por escrito.
Tendo ligado cerca das 22h20, a essa hora já o assistente tem a possibilidade de verificar e informar-me da realização ou não do comboio, visto o mesmo ter saído de Meleças às 21h09.
Assim sendo, muitos utentes não usam este e outros horários, por motivo das informações erradas dadas ao utente através da linha de apoio.
Não é a primeira vez que esta situação acontece e não pode continuar assim. A CP perder passageiros, tendo passe ou não!
Rui Pinheiro
NR- Gazeta das Caldas deu conhecimento desta carta à CP, que nos fez chegar a seguinte resposta:
A Linha de atendimento 808208208 tem informação sobre as previsões de perturbações nos serviços de Longo Curso e Regional, por via da greve convocada pelo Sindicato Nacional de Maquinistas que se encontra a decorrer.
Estas informações, como já referido, devem ser consideradas como previsões, sendo as mesmas actualizadas frequentemente no decorrer da greve.
No entanto, é importante referir que a greve é uma situação resultante do exercício de um direito consagrado na Lei e que transcende a vontade da Empresa, sendo a adesão à mesma uma decisão pessoal dos colaboradores. Por essa razão, existem alguns casos em que, comboios que não estariam previstos ser realizados, acabem por circular devido à comparência de última hora de colaboradores, acontecendo também situações contrárias, que nos são impossíveis de evitar.
Ana Maria Portela
Ao assistente (ou Call Center no geral) bastava abrir o site da REFER (Seção Partidas e Chegadas), ou simplesmente perguntar à REFER (CCO Braço de Prata), se o comboio estava a circular… Será pedir demais da empresa pública ferroviária? Sim, sem dúvida.