Feliz regresso às aulas

0
810

Eis que chega Setembro com o tão desejado e ao mesmo tempo temido regresso às aulas. De que forma podemos atenuar esta imensa clivagem que separa o dia a dia das férias e a rotina escolar?

O regresso à rotina deve ser gradual, preparado com tempo, preferencialmente desde o início do mês. As crianças devem ser estimuladas a aproximar-se dos horários escolares – deitar mais cedo e acordar próximo da hora em que habitualmente se levantam durante a época escolar.
Os livros e o material escolar são, frequentemente, fonte de motivação. Os pais devem começar a desfolhar os livros novos com os filhos, tomando conhecimento, juntos, dos conteúdos, mostrando entusiasmo pelos novos saberes e articulando-os, o mais possível, com a sua realidade. É fundamental mostrar a utilidade do conhecimento, aplicável no nosso dia a dia. A preparação do material escolar também é muito importante, assim como mostrar o quanto é bom mantê-lo conservado ao longo do ano.
As emoções dos pais contagiam as crianças – o entusiasmo traz entusiasmo, assim como a ansiedade desencadeará um sentimento semelhante.
Antecipe os reencontros com os amigos, os professores e os auxiliares que tanto marcam a vida das nossas crianças.
Façam juntos um balanço do ano letivo. O que correu menos bem e pode ser melhorado, o que correu bem e pode ser potenciado!
Tudo pronto? Feliz ano letivo!

- publicidade -