Saúde em Ponto Pequeno | De Volta à Escola

0
738

Ajuste à rotina

Para começar bem o dia há que dormir bem! Como durante as férias a tendência é que os horários sejam menos rígidos e as crianças não tenham hora certa para comer ou acordar, o primeiro passo é retomar, gradualmente, a rotina dos horários do período escolar, especialmente a hora de deitar.

- publicidade -

As Mochilas

No momento da escolha da mochila, devemos optar por uma que seja leve, tenha apoio para ambos os ombros e que seja acolchoada. As mochilas com rodas são menos cómodas se o terreno for irregular ou houver escadas.
O excesso de peso das mochilas escolares contribui para a ocorrência de problemas de saúde nas crianças e jovens, designadamente dores nas costas, alterações na marcha e postura deficiente. Para as prevenir, o peso da mochila deve ser até 10 a 15% do peso da criança, com os objetos mais pesados colocados na parte inferior e usá-la de forma correta, sempre com as alças bem ajustadas. Não esquecer de retirar o que não se usa nesse dia.

Depois da escola

Existem muitas crianças que têm atividades extracurriculares. É conveniente que estas atividades sejam apropriadas à sua idade, que não impeçam que a criança tenha tempo de descanso e brincadeira e que não se tornem, elas próprias, mais uma obrigação.
Brincar ao ar livre, num local seguro, são maneiras de as crianças se relacionarem com os outros , relaxarem e praticarem exercício fisico. A partir dos 5 anos de idade, é aconselhável um mínimo de 60 minutos de atividade física moderada diária.

Trabalhos de casa

Pouco a pouco, as crianças vão chegando com trabalhos de casa. Estas tarefas têm como objetivo reforçar a aprendizagem de conteúdos. O ideal é começar a realizar os deveres após um período de descanso. Devemos ter o cuidado de criar uma rotina para esta tarefa, escolhendo sempre o mesmo local, sem música, televisão ou outros elementos distrativos, e um horário fixo. Se a criança tem dificuldades de concentração, deve começar pelas tarefas mais tediosas e terminar com as de que mais gosta. Se a criança tem pouca motivação escolar, deve começar pela área mais atrativa, seguir com tarefas mais difíceis e terminar com as tarefas mais fáceis ou de que goste. O tempo dispendido deve variar de acordo com a idade de cada criança – crianças com 6-7 anos, cerca de meia hora; 8-9 anos pode aumentar para uma hora; 10-11 anos pode chegar a uma hora e meia e assim sucessivamente – não devendo nunca prejudicar o seu tempo livre.

Ana Rita Constante e Luísa Preto
Associação de Saúde Infantil de Caldas da Rainha

- publicidade -