Há falta de árvores na cidade!

0
197

Filipa Silva
Eng. Agrónoma – Consultora e Formadora

Em várias cidades da Europa registam-se temperaturas muito altas. As alterações climáticas são reais e estão a alimentar picos de temperatura mais extremos, tornando as ondas de calor mais comuns, mais intensas e mais duradouras. Nos passados dias 21 e 22 de julho, foram registados os dias mais quentes de sempre no planeta.
O calor extremo provoca a morte de pessoas por todo o mundo todos os anos e as mortes associadas ao calor podem triplicar na Europa até 2100 se mantivermos as políticas climáticas atuais. Há muito a fazer em relação a políticas climáticas, estando algumas mais longe do poder local. Uma estratégia muito simples que está nas mãos do poder local é o planeamento urbanístico e a plantação de árvores.
E quem nunca desfrutou da sombra de uma árvore num dia quente de verão?
As árvores reduzem a temperatura das superfícies e do ar, podendo criar uma diferença de até 7ºC em áreas sombreadas no pico do calor. As folhas e ramos bloqueiam parte da radiação solar, e outra parte é absorvida para a fotossíntese. Através da sua transpiração, as árvores também libertam vapor de água, ajudando igualmente a refrescar o ambiente.
Para aproveitar este poderoso benefício, as árvores devem ser plantadas em locais estratégicos à volta de edifícios ou áreas pavimentadas, como ruas e parques de estacionamento, fenómeno que não acontece na nossa cidade, havendo uma grande falta da sua presença ao longo das ruas, rotundas, largos e bairros.
Além deste efeito de redução de temperatura, as árvores fornecem-nos oxigénio, e absorvem dióxido de carbono e outros gases, melhorando a qualidade do ar; atuam como barreiras naturais ao som, absorvendo e reduzindo a poluição sonora proveniente do trânsito e de outras atividades urbanas; ajudam na absorção da água da chuva, reduzindo o escoamento superficial e diminuindo o risco de cheias, e as suas raízes ajudam a filtrar a água, melhorando a qualidade dos aquíferos; oferecem ainda habitat para diversas espécies de aves, insetos e pequenos mamíferos, contribuindo para a biodiversidade dentro das cidades. O contato com áreas verdes e a natureza em geral tem também efeitos positivos sobre a saúde mental, ajudando a reduzir o stress, a ansiedade e a promover o bem-estar.
Porque é que é importante falarmos de plantar árvores hoje? Porque elas levam muitos anos a crescer e atingir o tamanho e a estrutura que nos beneficiam, assim que quanto mais cedo as plantarmos, menos tempo teremos que esperar para poder usufruir das suas múltiplas funções.
A proposta de mais árvores na cidade foi incluída no programa eleitoral do atual executivo da Câmara Municipal. Esperamos então para que essa proposta seja efetivamente executada. Os cidadãos, a cidade e quem a visita, agradecem.■