Leader Oeste para “o pequeno é lindo”

0
178

José Luiz de Almeida Silva

A Leader Oeste comemora este ano 30 anos de atividade na região, apoiando projetos de dimensão algo significativa no meio local rural para “promover a economia local e preservar o património económico, cultural e ambiental da região”.
Gazeta das Caldas destaca nesta edição alguns projetos que a Leader Oeste está a apoiar, permitindo que alguns financiamentos de Bruxelas possam chegar a operadores mais modestos e de pequena dimensão, que a inexistir um programa deste teor, ficariam porventura por terra, ou seja, nunca sairiam da cabeça dos seus mentores.
Temos consciência que num mundo em que se privilegia o gigantismo e os grandes números, numa competição global, que o que conta são os grandes resultados e a atração de milhões, o “small is beautiful” (“o pequeno é lindo”), lema contestatário dos anos 60 do século passado, esteja fora das atenções mediáticas.
Contudo, nas pequenas comunidades, em que contam as pessoas concretas, estes projetos que atraem grupos de pequena dimensão, são mesmo assim, os que podem dar mais vida e sustentabilidade às mesmas.
Vivemos num mundo muito contraditório, em que se confunde tudo, e se espera que os pequenos subsistam, apesar das dificuldades burocráticas e financeiras que se lhes impõem, cabendo a estas experiências apoiadas pelo Leader ou outro, dar visibilidade e força, a realidades mais autênticas e verdadeiras dum sentir fidedigno e humano. Tudo isto para evitar sermos engolidos pela voragem dos tempos, das multidões e das comunicações anónimas das redes sociais.
Que as gentes de Bruxelas (e não só) entendam continuar a ter estas preocupações alegada ou discutivelmente “piedosas” em mente. ■