Mergulhão-de-pescoço-preto (Podiceps nigricollis)

0
1273

Este pequeno Mergulhão é uma das duas espécies de Mergulhões que, com mais frequência se observam na lagoa de Óbidos, e das seis espécies que se podem observar em Portugal, sendo, no entanto, algumas bastante raras e acidentais, como é o caso do Mergulhão-de-pescoço-castanho (Podiceps auritus), observado na nossa lagoa em 2006 por Helder Cardoso e, em 2019 pelo Pedro Ramalho. São aves aquáticas que se alimentam de pequenos peixes, invertebrados aquáticos, bem como alguma vegetação marinha, recorrendo a mergulhos bastante longos quando se estão a alimentar, aparecendo à superfície num sítio distante onde mergulharam, por isso, torna a sua observação mais difícil, requerendo alguma paciência para um observador menos experiente.
Trata-se de uma espécie migradora invernante, que pode ser observada no nosso país entre setembro e março.
Também conhecidos pelos nomes de Cagarraz ou Cajarás, de plumagem branco e preto no inverno, com as faces e garganta branca, os olhos são vermelhos, muito característicos desta espécie, mudam radicalmente os tons e padrões da plumagem em época de acasalamento, como é o caso deste lindíssimo macho que fotografei da bateira do amigo Serafim, pescador e mariscador, habitante da Foz do Arelho. É um entusiasta e um excelente observador de aves, conhece a lagoa e os seus segredos como ninguém, as correntes e marés, os baixios e os canais, como a palma das suas mãos, que diariamente tiram da lagoa o seu sustento, faça chuva ou faça sol, seja verão ou inverno.
Com a sua bonomia e a jovialidade que o caracteriza, tira sempre algum tempo da sua faina, para nos acompanhar e nos guiar na sua velha e típica bateira azul, para além disso, tem uma enorme paciência para aturar os fotógrafos de aves.
Às vezes, nos momentos de espera num abrigo, dou por mim a matutar… esta lagoa é uma riqueza, as toneladas de alimento que fornece a todos, pescadores e aves aos milhares, para mim e para muita gente, até a alma alimenta.
Um abraço ao Serafim.

João Edgar