Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 19:08
- publicidade -
InícioOpiniãoCorreio LeitoresNuclear, nunca, nunca mais!

Nuclear, nunca, nunca mais!

-

No momento em que escrevo (13h00 de segunda-feira 12 de Setembro), acaba de ocorrer uma explosão nos depósitos de resíduos e na zona (terá sido mesmo na dita?) da central de incineração desses de uma central nuclear francesa (Marcoule, perto de Avignon).
Já houve mortos a contabilizar e o anúncio oficial é “não há fuga radioactiva, de momento”. Este “de momento” é de génio! É que houve uma explosão, houve mortos, houve o rebentamento de um dispositivo onde eram incinerados resíduos radioactivos (que deixam outro resíduo ainda mais radioactivo, em volume mais reduzido).

Na atmosfera local os elementos radioactivos (quantidade e radiação?) estão de certeza presentes. Qual a dispersão? De que lado sopram os ventos? Será seguro continuar a dançar na ponte?
Aqui perto de nós, há um tempo que parece outra vida, tivemos o risco da Rosalinda sujar o pé de gaiata, não no óleo à beira mar, mas nas águas de refrigeração de uma central dessas.
Se o vento soprasse de sudoeste…
António Eloy

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.