O mau estado do cemitério municipal de Santo Onofre

0
1693
- publicidade -

IMG_20151231_164819 copyVenho por este meio alertar para o estado deplorável em que se encontra o Cemitério Municipal de Santo Onofre.
Fui no dia 31 de Dezembro de 2015 colocar flores na campa da minha mãe e fiquei chocada com o estado em que encontrei o cemitério (embora já esteja habituada ao quase abandono em que se encontra habitualmente).Como vem sendo hábito, o chão arenoso faz com que as campas abatam e parece-me que nada tem sido feito para remediar a situação.
Os espaços verdes são nulos, de Verão cheguei a ter que ir com um chapéu de chuva aberto para me proteger do calor excessivo, pois não existe qualquer sombra.
Os caixotes do lixo estavam todos cheios, alguns partidos e outros tombados.
Os acessos continham lama e areia, embora só tivesse chovido uma noite na altura em que fui, faço ideia como estará agora!
Estão restos de lápides, campas, jarras partidas, flores, tábuas, velas, etc., espalhadas pelo cemitério.
Nem as torneiras escapam, abri uma e tomei literalmente um banho!
Parece-me que a única zona que demonstra algum zelo é a entrada dedicada aos nossos Bombeiros… e com todo o mérito!
Mas não me parece justo existirem cidadãos de primeira e de segunda. Todo o cemitério deveria estar bem cuidado e não só a parte dedicada aos Bombeiros.
Comprei o talhão onde a minha mãe foi sepultada, sempre paguei os meus impostos e sou cidadã Caldense há 42 anos, não entendo porque motivo um sítio que devia ser de culto e paz para os nossos familiares que infelizmente já partiram se está a transformar quase numa zona de entulho e ninguém faz o que quer que seja.
Parece um cemitério de um filme de terror.
É vergonhoso e muito pouco digno ser aquela a última morada de alguém!

Brígida Pena Gonçalves

NR – Gazeta das Caldas deu conhecimento desta carta à Câmara Municipal, convidando-a a replicar, mas não obtivemos qualquer resposta até ao fecho desta edição.

- publicidade -