Os seguros e os tratamentos dentários

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No dia 28 de Outubro deste ano desloquei-me à clínica Centro Médico e Dentário da Avenida, a fim de perguntar se tinham acordo com a Multicare. Fui informado que sim, marcando um tratamento para o dia seguinte. No dia e hora marcado lá fui, fiz um restauro de um dente, ao qual paguei a quantia de 30 euros. No acto do pagamento fui informado que aquele preço era porque tinha o cartão Multicare, caso contrário seriam, salvo erro, 55 euros.
Voltei à clínica no dia 30 de Outubro para marcar o dia para fazer moldes para uma prótese inferior, o que aconteceu no dia 31 de Outubro, pedindo-me que desse um sinal. O preço total seriam 210 euros e entregava o que quisesse. Disse imediatamente que na tabela falava em 80 euros. Dei 100 euros de sinal. Ao chegar a casa fui imediatamente conferir as tabelas actualizadas e confirmo os 80 euros.
Fiz uma prova à placa na qual voltei a afirmar que o preço era de 80 euros e não de 210 euros e que tinha confirmado o preço com a tabela do seguro e não batia certo com a deles.
No dia 21 de Novembro fui buscar a prótese, apresentando a tabela com os preços, a funcionária em causa pediu-me para lá voltar no dia seguinte. No dia 22 de Novembro fui recebido pelo director da clínica, Bryam Ferreira, que me informou que não trabalhava com aquele cartão Multicare, mas sim com o Multicare Activcare. Não fui informado disso antes, pagando mais 130 euros por um erro do qual não me sinto culpado, mas sim a funcionária que me disse que tinham acordo. Fiquei à vontade, já fiz tratamentos noutras clínicas sempre com o mesmo cartão, só tenho um, mº00947750510119261, com validade até 3/24.
A prótese em causa é a seguinte: Prótese removível acrílica de quatro dentes.
Informação da tabela: Prótese móvel acrílica (seis anos) – inclui todos os actos clínicos e laboratoriais necessários – 4 dentes – 80 euros
Apresentei a respectiva queixa na companhia de seguros, estando a aguardar resposta.

António Gomes

NR – Gazeta das Caldas contactou o Centro Médico e Dentário da Avenida que nos enviou a seguinte resposta:

Exmos Srs,
É com bastante tristeza que vejo a queixa deste paciente e a sua atitude, uma vez que fizemos todos os esforços para esclarecer a situação que o Sr não entendeu. Calculamos que não nos fizemos entender devido aos problemas de Saúde que o paciente apresenta ao nível cognitivo e sensorial.
O Sr realmente deslocou-se a nossa Clínica, como tantos outros re-encaminhados dos planos de Saúde dos quais somos prestadores. Quando o Sr falou em Multicare as minhas assistentes assumiram logo que seria mais um das dezenas de cartões de plano de Saúde das quais temos as tabelas bem definidas e onde foi aplicado o preço da respectiva Multicare Dental Activecare e ao qual o Sr concordou sem qualquer problema, aprovando assim o orçamento para o plano de tratamento. Sendo que o trabalho seguiu para Laboratorio.
Só na segunda consulta de prova da protese é que o Sr referiu então a tabela do seu Seguro, que realmente não somos prestadores, ao que prontamente as minhas assistentes se disponibilizaram a cancelar o trabalho e devolver o Dinheiro. Infelizmente, o Sr parece que não percebeu e inclusive tratou muito mal as minhas assistentes e começou a dizer que ia fazer queixa aqui e ali, ao que as minhas assistentes como pessoas educadas e profissionais que são voltaram a perguntar se queria prosseguir com o trabalho ou queria desistir. O Sr. disse que queria prosseguir com o trabalho que já tinha sido orçamentado.
No dia de receber o trabalho, que colocou na boca e estava impecável, voltou a reclamar com as assistentes voltando a ser indelicado com elas. Ao que elas pediram que viesse falar comigo.
Passado alguns dias assim foi, tenho todo o gosto em falar com todos os pacientes que têm algum tipo de reclamação e tentar resolver tudo do melhor modo para os nossos pacientes. Reservei o tempo de uma consulta para o Sr, onde exaustivamente expliquei ao Sr que tinha havido um equívoco no plano de Saúde do Sr, que não trabalhávamos com aquela tabela, mas que o Sr tinha tido a hipótese de cancelar o trabalho e devolvido o dinheiro, mas que o Sr não tinha tomado essa opção e tinha mandado avançar com o trabalho e como é óbvio teria de pagar o restante que faltava.
O Sr continuou a não entender a explicação e a dizer que ia fazer queixa.
Assim sendo, e espero que este texto seja enviado ao Sr a ver se por escrito ele entende:
– O Sr veio a nossa clínica e disse que tinha Multicare
– Nos demos-lhe um orçamento de acordo com a tabela do plano de Saude Multicare Dental
– o Sr aceitou esse Orçamento
– no dia da prova o Sr trouxe a tabela do seu Seguro Multicare, sendo que os preços são diferentes do plano de saúde de que somos prestadores
– as assistentes prontificaram-se a cancelar o trabalho e devolver o dinheiro do sinal, ficando a clínica a perder dinheiro dos custos de laboratório
– o Sr não quis cancelar e quis prosseguir com o trabalho
– o trabalho foi executado, entregue e está de acordo com o que o Sr concordou em avançar sabendo o preço desde o início.

Obrigado pela oportunidade de esclarecer o Sr por escrito.
Com os melhores cumprimentos

Bryan Ferreira, DDS
Director Clínico Centro Médico e Dentario da Avenida