Pensar as Caldas

0
284
- publicidade -

Caldas da Rainha perfaz 538 anos da descoberta das suas “águas milagrosas” pela Rainha D. Leonor e 511 anos de ter atingido o estatuto de vila, apesar de ser concelho apenas há 201 anos.
Faltam 5 anos para completar o primeiro centenário como cidade, contudo a indefinição estratégica sobre o seu posicionamento geográfico/institucional, continua por clarificar, agora quando se extinguiram os distritos e se prepara a criação da NUT2 Oeste e Ribatejo. Esta prometida proposta permitirá extinguir o artifício da divisão desta área territorial pertencente a Lisboa e Vale do Tejo, pela região Centro e Alentejo para efeitos de fundos europeus.
Estas mudanças só terão algum valor para além dos financiamentos dos projetos europeus, se eleitoralmente tal se repercutir na alteração dos círculos eleitorais, prometida por alguns partidos e que permitiria aproximar mais os eleitores dos eleitos, apesar de dificilmente se poder chegar aos círculos uninominais compensados por um círculo nacional. Em 2022 vive-se pela primeira vez no círculo eleitoral de Leiria a primeira grande mudança de tendência política com o corte da hegemonia laranja, assim como no concelho das Caldas, alteração idêntica afastou do município a maioria que se vinha perpetuando no topo da direção autárquica.
Quando se discute a situação periclitante do sistema de saúde na região e especialmente a questão da oferta hospitalar, percebe-se as razões que lhe dão origem e que resultam da falta de peso e protagonismo político deste pseudo-região Oeste e dos seus centros repartidos entre Caldas e Torres Vedras. Provavelmente sem encarar a questão de frente e assumir formas de convivência e de partilha de investimentos estruturantes nunca mais se resolverá nada.
Neste 15 de Maio seria momento para se refletir sobre estes temas, mais do que espalhar eventos, que provavelmente agradarão a uns, deixarão outros indiferentes e ainda farão outros saudosos do modelo anterior. Pensar estrategicamente o concelho e a região impõe urgentemente. ■

- publicidade -