Zé Povinho descobriu quatro jovens caldenses com muito jeito para o voleibol. Margarida Reis, Miguel Agapito, Afonso Reis e Diogo Oliveira vão estar nos próximos dias em três países diferentes para representar Portugal na modalidade.
Margarida Reis vai à Argélia participar num torneio internacional de voleibol de praia, na capital, Argel. Miguel Agapito viaja até Valladolid, Espanha, com a selecção de Sub19. E a dupla Afonso Reis e Diogo Oliveira vai com os Sub17 a Cinquefrondi, em Itália.
Zé Povinho dá-lhes os parabéns por isso.
Parecia para qualquer observador médio que a actual liderança dos socialistas havia resolvido bem o problema dos cabeças de lista nacionais, com a indicação de figuras acima de qualquer discussão, incluindo o nome escolhido para o círculo de Leiria, da prestigiada Dra. Margarida Marques.
Esta bombarralense, que estudou nos idos anos 60 no Colégio Ramalho Ortigão nas Caldas da Rainha, teve uma carreira interessante na Comissão Europeia, tendo inclusive sido a representante da mesma Comissão em Lisboa.
Mas não há bem que sempre dure e os dirigentes distritais teriam de sujar o processo de elaboração das listas, juntando salomonicamente os dois ex- candidatos a líderes distritais desavindos, nas 2ª e 3ª posição na lista e depois, nos lugares sucessivos, distribuíram os lugares por alguns amigos, esquecendo os equilíbrios concelhios e de tendência.
Assim, já depois da Comissão Política distrital ter distribuído pela comunicação social a composição da lista, houve dois elementos que se recusaram a integrá-la desde que se mantenha um outro elemento posicionado mais acima.
Os socialistas em Leiria, fora algum momento excepcional, nunca venceram as eleições no círculo de Leiria, mas desta vez parece que são eles os primeiros a lançarem as dúvidas sobre os seus candidatos às legislativas. Pelos vistos, solução mais eficaz – e “democrata” – têm os social-democratas e os centristas que chutam para cima a decisão das listas, sendo esta tomada nos órgãos máximos dos partidos.
Com dirigentes e amigos destes no distrito, o líder Dr. António Costa deve preferir discutir e confrontar-se com os adversários dos outros partidos.