Bordalo Barroco para apreciar no CCC

0
900

1AnaVilela 2trabalhos 016 painel“Bordalo Barroco”, é como se designa a exposição da artista plástica de Ana Vilela que pode ser apreciada na galeria do CCC. Dela fazem parte vários painéis de azulejo e algumas peças tridimensionais por onde pululam peças zoomórficas do Bordalo como as rãs, sapos, andorinhas, pombos e peixes. 
A autora começou a sua carreira na área da cerâmica como pintora de azulejos em 1983, tendo passado por várias oficinas. E conta que a inspiração em Bordalo Pinheiro  vem desde 2011, por causa de uma exposição em que participou na Arte da Terra em Lisboa onde o tema era “Vultos do Atlântico”. Por isso, Vilela escolheu Bordalo Pinheiro como um desses grandes “Vultos”.
As peças bordalianas surgem nos trabalhos acompanhadas por seres mitológicos que são também temas de eleição da autora. A sua arte tem por base o azulejo tradicional barroco.
Além de ser licenciada em História, “fiz muitos inter-rails por toda a Europa” e, como tal, o que mais gosta de fazer nas suas obras “é contar histórias”. É com base em contos populares e infantis que busca inspiração para fazer os seus painéis que podem ser apreciados na galeria do centro cultural caldense. Ana Vilela conta que também fez trabalhos de restauro tendo participado na campanha de recuperação do Palácio de Queluz.
A artista desenvolve desde 1994 o seu trabalho no seu próprio atelier, onde também coordena workshops de pintura de cerâmica para crianças e adultos.
Além das Caldas já realizou exposições em galerias de Castelo de Vide, Lisboa, Montemor-o-Novo, Ponta Delgada e Basileia (Suíça). Já marcou presença  no Museu Nacional do Azulejo e da EPAL em Lisboa. Ana Vilela  possui painéis de grandes dimensões que se encontram em edifícios públicos e colecções privadas em Pequim (China), Toronto (Canadá), Basileia (Suíça), Ponta Delgada (Açores) e uma Via Sacra em Bié (Angola).
“Bordalo Barroco”, poderá ser apreciada até 2 de Agosto, na galeria do CCC.