Como se torna oportuno anunciar aqui e agora o grande Congresso de Jovens para Jovens a realizar no próximo sábado, dia 10 de Novembro, na Aula Magna de Lisboa, das 9.00h às 18.00h!
Para compreender a oportunidade deste Congresso, é necessário ter a perceção de que somos 3 milhões de jovens em Portugal (com menos de 25 anos) e hoje somos jovens, mas amanhã assumiremos grandes responsabilidades na sociedade, cada um com os seus carismas e capacidades de intervenção.
Este Congresso é organizado pela Família Missionária Verbum Dei, pela Junta de Freguesia de Alvalade em Lisboa e pela Paróquia do Campo Grande. Mas uma organização de peso compreende-se nas suas diversas valências, para que este seja um dia cheio, com o objetivo de escutar, conhecer e interpelar os nossos jovens.
As várias palestras, debates e conversas que irão acontecer neste dia baseiam-se nos três pilares estruturantes do Ser Humano: Família e Relações; Projeto de Vida; Espiritualidade e Fé. Valores que fazem a diferença na construção de uma sociedade mais humana.
Num momento em que estamos a receber as notícias do Sínodo dos Bispos pelos Jovens, de onde saiu a recomendação de dar voz aos grupos locais de jovens, aqui entra a necessidade de dar um impulso aos jovens de Caldas da Rainha, num espírito cristão que toque o próximo, ou seja, as periferias, de que tanto tem falado o Papa Francisco. São os jovens que têm de evangelizar outros jovens: esta é a metodologia a seguir.
Este é seguramente um congresso de jovens para jovens onde o tema não é só o EU, mas no qual se vai fazer a abordagem de temas sobre as relações: EU com os Outros (família e amigos), EU e a Sociedade (projeto de vida) e EU com Deus (Espiritualidade e Fé).
De registar ainda que haverá três painéis de debates à escolha e em salas diferentes, para uma maior dinâmica em torno do tema central “Ser Jovem Hoje”: Voluntariado, Convicções e Empreendedorismo.
Este grande encontro vai ser muito interativo. Vários intervenientes vão falar sobre os jovens numa grande partilha entre pais, educadores, professores, “acompanhadores” e jovens, como os jovens veem o seu futuro e a realidade atual em diversos aspetos, ações de voluntariado, como vivem a sua espiritualidade na sua relação com Deus. Segundo a Organização, todos os oradores vão trazer uma grande riqueza e uma grande surpresa, pela sua grande paixão pela juventude. Pessoas que querem perceber melhor os jovens de hoje e querem também dar o seu contributo, a sua participação.
O objetivo não é dar uma receita pronta, não é “ditar sentenças”, mas sim dar voz aos jovens e fazer um levantamento das perspetivas dos jovens e principalmente “ouvir os jovens e fazer um fórum de discussão”.
Jovens Pós-Crisma
paróquiacaldasdarainha@gmail.com