As profissões, os animais e os frutos são o foco deste recente livro infanto-juvenil de Soledade Martinho Costa, autora de poemas, teatro, canções e mais de três dezenas de títulos originais destinados à infância. No campo do ensaio publicou «Inquérito ao Livro Infantil» (Secretaria de Estado da Cultura) e «Festas e Tradições Portuguesas» (Círculo de Leitores).
Neste livro de 73 adivinhas com ilustrações divertidas mas não identificadas, registamos três exemplos de adivinhas. Primeiro o carteiro entre 28 profissões: «Notícia boa ou ruim / Mandada de longe ou perto / É ele que a traz para mim / Colocando-a em lugar certo. / O pior é se a morada / Vem errada e não condiz / Nesse caso há trapalhada / E logo aí ele diz: / – O endereço e o remetente / São coisas fundamentais / Devem vir correctamente / Nas cartas e nos postais.»
A seguir o leão entre 28 animais: «Come carne e come bem / Seja ao almoço ou à ceia / Mas não ataca ninguém / Se tem a barriga cheia. /Ágil, possante, perigoso / Bichos incautos engana / No seu andar vagaroso / Passeia pela savana. / Gosta de dormir a sesta / E pouco liga ao demais / Sem ter coroa sobre a testa / É o rei dos animais.»
Por fim a cereja entre 17 frutos: «São irmãzinhas unidas / Às vezes a dar a mão / De vermelho andam vestidas / Umas de vivo, outras não./ Com estes frutos formosos / Fazem brincos as meninas / Quais rubis maravilhosos / Nas orelhas pequeninas./ Costuma o povo dizer / Que as palavras são parecidas/ Quando se põe a comer / Destas bagas coloridas.»
Nota final – este livro integra o Plano de Leitura Nacional do Ministério da Educação.
(Edição: Porto Editora)