Eleições na JSD disputadas por dois jovens caldenses

0
914

notícias das CaldasA JSD caldense vai a votos no próximo dia 26 de Agosto, entre as 21h00 e as 24h00, na sede do PSD. A concorrer encontram-se duas listas, uma delas liderada, pela primeira vez nesta juventude concelhia, por uma mulher.

Carla Oliveira, de 21 anos, é formada em Sociologia e está actualmente a  ingressar no mercado de trabalho. Começou nas lides associativas com a formação da Associação de Estudantes do Colégio Rainha D. Leonor e depois filiou-se na JSD, exercendo actualmente o cargo de secretária geral nas Caldas.
Detentores de um projecto “ambicioso e benéfico para o concelho”, Carla Oliveira garante que a lista que encabeça rege-se por um principio básico: “não estamos a candidatarmo-nos contra ninguém, mas a favor da juventude”.
Entre as suas prioridades está a criação de núcleos da JSD nas 16 freguesias do concelho, com o objectivo de as aproximar da juventude e também poder ter um conhecimento mais real dos seus problemas e potencialidades.
“É importante termos uma actividade com todo o concelho e queremos apostar em acções como visitas às freguesias do concelho e jornadas do património, com jogos e espectáculos”, refere Carla Oliveira.
Pretendem também dar ênfase ao ensino secundário, criando um núcleo no Colégio Rainha D. Leonor, e outros nas escolas secundárias Raul Proença e Rafael Bordalo Pinheiro, assim como na ESAD, ao nível do ensino superior.
A lista de Carla Oliveira quer também melhorar a relação da JSD das Caldas com o exterior com a realização de intercâmbios, encontros e colóquios. “Entendo que as regiões têm a sua identidade, o que pretendemos é retirar boas práticas para implementar nas Caldas e também partilhar os nossos projectos com outros locais”, explica a jovem.
Querem criar uma série de gabinetes de apoio aos jovens, nomeadamente de psicologia, para apoio a nível académico e profissional. O apoio ao comércio tradicional também não foi esquecido. “Os nossos eventos hão-de ser sempre pontuados pela presença do comércio tradicional, envolvendo-o nas nossas actividades”, conta a candidata.
A lista, que conta com 30 elementos (metade efectivos e outra metade de suplentes) foi apresentada publicamente na Festa de Verão, no passado sábado, num jantar que reuniu cerca de 60 pessoas, entre eles o presidente da Câmara, que já lhes manifestou o seu apoio. Por seu lado o vereador da Juventude, Hugo Oliveira, diz não declarar o apoio a nenhuma delas publicamente.

Aumentar em dois terços os militantes até Dezembro

- publicidade -

Paulo Espírito Santo, 27 anos, advogado estagiário, é o outro candidato à liderança da juventude social-democrata local. Membro da JSD há cerca de uma década, defende um maior e melhor conhecimento entre os militantes.
“Entendemos que temos que sair para a rua e a sede tem que abrir aos militantes”, conta o jovem que, até ao final do ano, quer aumentar em dois terços o número de jovens a integrar esta juventude partidária no concelho. Actualmente são pouco mais de 300 e o objectivo é chegar aos 500 até Dezembro.
“Não será fácil mas temos boas perspectivas disso”, garante Paulo Espírito Santo, que depois quer “agarrar e motivar os militantes a irem connosco para a rua, para debater e ter formação política”. O jovem lembra mesmo a última academia que realizaram nas Caldas, em que um dos convidados para dar formação aos jovens é actualmente o primeiro ministro.
“Um dos objectivos internos é crescer e formar jovens quadros para em 2013 a JSD poder estar representada nos órgãos autárquicos”, explica.
De acordo com Paulo Espírito Santo são ainda bandeiras desta lista a Linha do Oeste e Lagoa de Óbidos, mas garante que querem fazer diferente dos outros: “ao invés de falar do problema, queremos apresentar soluções”.
Referindo-se concretamente à lagoa de Óbidos considera que a actual ministra do Ambiente, Assunção Cristas, que foi eleita por Leiria “é, provavelmente, a que até hoje melhor conhece a pasta da lagoa”, e que há que avançar com uma solução e englobá-la no plano de compensação para o Oeste que foi prometido pelo governo de José Sócrates.
Os “jotas” querem também debater-se pela requalificação do património local. Paulo Espírito Santo dá o exemplo dos Pavilhões do Parque, que são um edifício carismático da cidade e que se encontram em elevado estado de degradação. “A nossa lista tem um projecto pronto a apresentar ao actual ministro da Saúde [que tutela aquele espaço] e podemos agendar uma audiência a partir de 27 de Agosto”, disse, escusando-se a revelar qual a solução encontrada.
Paulo Espírito Santo destaca ainda que as Caldas pode ser um concelho ecológico e que o exemplo deve ser dado pelos edifícios camarários. Revela ainda que pretende que os deputados eleitos na Assembleia Municipal pela JSD tenham um papel mais interventivo do que aconteceu até à data, apesar de achar que não devem apresentar propostas em quantidade mas em qualidade.
“Iremos ser sempre um parceiro ao lado do partido, mas autónomos e independentes, senão não faz sentido haver JSD, bastava haver o PSD”, conclui o candidato.

 

Loading

- publicidade -