Concluído projecto-piloto para criação de ciclovias

0
159

Já está concluído o projecto de execução do projecto piloto das ciclovias, estando prevista a abertura do concurso na próxima semana. De acordo com o presidente da Câmara, devido ao custo, a intervenção será feita por fases e a primeira será entre o Abraço Verde e o Complexo Desportivo Domingos d’el Rio. Esta obra tem um custo estimado de meio milhão de euros. Mais tarde, será dada continuidade ao circuito que se estende até à ESAD.
O autarca, que respondia às questões levantadas pelo deputado Manuel Nunes (PS), explicou que também está a ser trabalhada a implementação das bicicletas eléctricas partilhadas, no âmbito do projecto aprovado de orçamento participativo. Está a ser concretizado o procedimento de contratação pública para 20 bicicletas com sistema de localização, quatro docas de grupo de cinco lugares e dois de seis lugares, devendo a instalação decorrer ainda este ano.
Tinta Ferreira informou ainda os deputados municipais que os pontos de carregamento de carros eléctricos estão todos reparados, à excepção do existente junto ao CCC. Está também a ser tratada a inclusão destes carregadores na rede nacional.

APOIO A CLUBES

A Câmara pretende fazer protocolos com as federações e associações desportivas que possuam atletas federados, de modo a possibilitar o pagamento das suas inscrições. A estimativa é que o custo das associações com os atletas federados do concelho ande à volta dos 100 mil euros, informou o edil, reconhecendo, contudo, que este apoio poderá não ser suficiente para o funcionamento normal e regular destas instituições. “A nossa intenção é que se garanta aos clubes as condições orçamentais idênticas ao que tinham antes do contexto de pandemia”, disse, acrescentando que estes apoios excepcionais também se aplicam a entidades do sector cultural e recreativo.
Tinta Ferreira ressalvou que estes apoios apenas vigorarão enquanto se viver este período de constrangimento ao normal funcionamento das entidades.