Terça-feira, 3 _ Fevereiro _ 2026, 21:26
InícioPolíticaEditorial - Um novo hospital para o Oeste

Editorial – Um novo hospital para o Oeste

-

Há consenso sobre a necessidade de um novo hospital para o Oeste, que será obviamente uma infraestrutura de grande dimensão, bem equipada, com um quadro completo de profissionais de saúde e pronta a dar resposta às necessidades da população nesta área.
O consenso é de louvar e até agora a OesteCIM tem sabido conduzir o processo (que ainda está no início e que poderá dar um passo de gigante se for inscrito no PNI2030) sem perder tempo a discutir a localização. Há, para já, que valorizar o que une os autarcas (a necessidade de um novo hospital) e deixar para mais tarde aquilo que os separa (a localização).
Neste contexto foi muito positiva a iniciativa que o Conselho da Cidade realizou na semana passada para debater a construção de um novo equipamento que venha substituir os três hospitais existentes nas Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras. Uma iniciativa da qual sobressaiu, uma vez mais, um grande consenso sobre essa necessidade, mas onde também não deixou de se abordar a sua localização. O que não é, de todo, errado, porque seria castrador limitar a discussão às características técnicas do futuro hospital.
E neste particular é compreensível a posição das Caldas da Rainha em defender o futuro hospital na cidade. O velho “hospital distrital” é o principal empregador do concelho. A sua actividade tem um efeito multiplicador no comércio caldense devido às deslocações dos utentes e dos profissionais de saúde. Não surpreende, assim, que tanto o PSD como a oposição PS se batam por um novo hospital no concelho.
É, pois, uma posição compreensível, mas pouco defensável. É uma posição que olha para o umbigo e esquece as relações inter-municipais e intra-regionais. A manter-se, será uma posição solitária e até teimosa.
Caldas da Rainha não fica no centro da região Oeste e não deve esquecer o peso de Torres Vedras no lado sul da região.
O futuro hospital terá de ficar junto à linha do Oeste. Não desta via férrea actual, atrasada e desprezada, mas sim de uma infraestrutura modernizada, electrificada, com sinalização electrónica avançada, onde coexistam comboios rápidos entre Lisboa e o Porto e comboios regionais que sirvam as localidades próximas, incluindo uma futura estação chamada “Hospital do Oeste”.
Ignorar a importância do modo ferroviário no séc. XXI e a sua importância na descarbonização e no transporte eficaz de profissionais de saúde e utentes de e para o futuro hospital, seria um erro tremendo.
Não basta o futuro equipamento ficar junto à A8. Tem de ficar junto à futura “A8 ferroviária” que será a linha do Oeste, oferecendo esta um serviço de “navettes” (comboios com elevada frequência) entre o hospital e as pontas da região.
Ora isto coloca o futuro hospital algures entre os concelhos de Óbidos e do Bombarral e, eventualmente, no limite norte do concelho de Torres Vedras. Ou seja: algures entre a Dagorda (a norte) e o Outeiro da Cabeça (a sul).
Para as Caldas da Rainha seria bom abdicar da teimosia em querer – contra tudo e contra todos – o futuro hospital na cidade e começar já a negociar para não o deixar fugir demasiado para sul.
Isso implica uma estratégia concertada, uma espécie de “pacto de regime” local, que envolva todos os partidos e a população.
Não é nenhuma “traição” aceitar que o futuro hospital fique fora do concelho se todos saírem a ganhar. Mais vale um bom hospital fora das Caldas da Rainha a servir os caldenses, do que um mau hospital dentro da cidade.
Quanto ao edifício actual, não deixa de ser saudavelmente provocadora a proposta que o antigo vogal do Conselho de Administração do CHO, António Curado, fez no debate organizado pelo Conselho da Cidade: a sua implosão! E o aproveitamento daquele espaço para funções relacionadas com o termalismo, naquilo que é considerado como um desígnio caldense.
Afinal não andam todos a defender Caldas da Rainha como uma verdadeira cidade termal?

 

Loading

- Advertisment -

Edição #5628

Edição Digital

Capa da Semana


VER CAPA


FAÇA LOGIN

Acesso exclusivo a assinantes
Gazeta das Caldas

Assinaturas do
Centenário

Condições exclusivas para celebrar 100 anos de história.

Ver Campanhas
Até 31 de Julho de 2026
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.