A-dos-Negros

Ricardo Santos
Mais Freguesia
O Movimento Mais Freguesia conquistou a Junta de A-dos-Negros ao Movimento Unidos Pela Freguesia, que ficou em segundo com quatro eleitos (menos um do que o vencedor). Ricardo Santos é o novo presidente da Junta onde se registou a menor taxa de abstenção do concelho.
Resultados
Mais Freguesia 429| 45,69%
UPF 367| 39,08%
PS 72 | 7,67%
Chega 49 | 5,22%
Brancos 11 | 1,17%
Nulos 11 | 1,17%
Votantes 939 | 67,85%
Amoreira

José Pedro Horta
PS
Na Amoreira o Partido Socialista conseguiu a sua única vitória da noite eleitoral em Óbidos, mantendo uma Junta que já tinha conquistado em 2021, com o atual presidente da Junta, José Pedro Horta, que foi eleito agora para o segundo mandato. O PS manteve praticamente a votação (mais dois votos), mas a AD cresceu, conquistando mais cerca de 80 votos. Na Amoreira a Assembleia passa agora a ter nove elementos, com as duas forças eleitas (PS e PSD) a reforçarem as suas posições com mais um lugar cada (cinco e quatro, respetivamente).

Pedro Vieira, que sucedeu a Ricardo Duque, foi eleito presidente da Junta, no primeiro teste à confiança do eleitorado.
Novo Rumo ficou em segundo, elegendo dois (os mesmos que a CDU, que não elegeu, tinha desde 2021) e o PS elegeu um. Nas Gaeiras a taxa de abstenção ficou abaixo dos 35%, o que demonstra uma boa adesão ao ato eleitoral.

A falta de candidaturas ajudará a explicar o elevado número de brancos e nulos.

Bruno Duarte é, assim, o novo presidente desta Junta.
Aqui o PS foi o grande derrotado, passando de primeira a terceira força política, atrás do movimento Mais Freguesia, e perdendo quatro dos seis eleitos que tinha conquistado em 2021.
O PSD passou de três para cinco eleitos e o Mais Freguesia elegeu dois. Chega e CDU não elegeram.

Sandra Bebiano é a nova presidente de Junta de Freguesia, após Dionísia Félix. Nesta freguesia o movimento ficou com quatro eleitos (o movimento anterior tinha seis) e o Chega perdeu o único eleito que tinha, com o PSD, que não havia concorrido há quatro anos, a conseguir três lugares.

Se há quatro anos o PSD tinha cinco eleitos e o PS dois, agora a assembleia conta com quatro do movimento, dois do PSD e um do PS.
Também no Vau se registou uma afluência às urnas interessante, com quase mais cem votantes do que há quatro anos.































