Fernando Costa vence na AM, mas pondera abdicar da presidência

0
3759

AD conseguiu vitória na Assembleia Municipal e assegura maioria absoluta com presidentes de junta

Há quatro anos os caldenses deram a vitória ao Vamos Mudar tanto para a Câmara, como para a Assembleia Municipal (AM), mas no passado domingo a história foi diferente, com a AD a sair mais votada neste último órgão, por uma diferença de cerca de 650 votos. A AD ficou com nove deputados, o mesmo número que o VM, ficando os restantes três para o Chega, que elegeu pela primeira vez. A estes juntam-se oito presidentes de junta para a AD, que fica com maioria absoluta (17 de 33 mandatos) e quatro para o VM.

Como cabeça de lista da candidatura vencedora, Fernando Costa (AD) poderá ser a escolha lógica para presidir à AM nos próximos quatro anos, mas o ex-presidente da Câmara mostra-se mais inclinado para assumir função de deputado municipal. “Prefiro ter um papel mais ativo, quero contribuir, com os poucos anos que tenho à minha frente, para a melhoria das Caldas”, referiu. O autarca garantiu uma intervenção “construtiva” seja qual for o cargo e “seja quem for o presidente da Câmara”, afirmou, sublinhando não estar “totalmente certo de quem ganhou as eleições” para o órgão executivo.

- publicidade -

Entre as prioridades do seu mandato, destacou como batalhas o hospital do Oeste e a construção do balneário termal na Parada do Parque D. Carlos I. “Já ganhámos a primeira batalha pelo hospital. O Primeiro-Ministro reconheceu que o estudo que apontava a Bombarral estava viciado. Agora é preciso que seja revisto por gente séria”, sublinhou, insistindo que “o Oeste precisa de dois hospitais, um nas Caldas e outro em Torres Vedras”.
Outra proposta que promete levar à primeira sessão da Assembleia é o fim da taxa de saneamento cobrada a quem não tem acesso à rede. “Prometi a muita gente e vou cumprir. Espero até que o Vamos Mudar aprove”, afirmou, lembrando que “a Assembleia tem uma larga maioria” da AD e que espera “respeito mútuo entre os programas aprovados nas urnas”.

Do lado do VM, António Curado, reagiu com serenidade à vitória da AD. “Tivemos menos um mandato do que há quatro anos, o PSD teve mais um, é a democracia a funcionar”, afirmou. Sobre a presidência da AM, considerou “absolutamente legítimo que seja do PSD”, destacando que o partido “teve mais votos”. António Curado elogiou ainda Fernando Costa, a quem deu os parabéns na noite eleitoral, mas disse esperar “comportamentos mais dignos, à altura do seu passado”.

- publicidade -