Maioria dos presidentes de Câmara da região recandidata-se nas próximas autárquicas

0
1187
Notícias das Caldas
D.R.

A maioria dos actuais presidentes de Câmara da região irá recandidatar-se nas próximas autárquicas. A excepção vai para Peniche, cujo presidente, António José Correia (eleito pela CDU), já atingiu o limite de mandatos, mas desconhece-se ainda quem o irá suceder.
PS, PSD, CDS/PP e alguns movimentos independentes já avançaram com a maioria dos nomes. Mas, curiosamente, CDU e BE ainda não tornaram público nenhum dos seus candidatos às câmaras da região.

Nas Caldas da Rainha já são conhecidos alguns dos candidatos às próximas eleições autárquicas. O actual presidente da Câmara, Tinta Ferreira, recandidata-se pelo PSD, enquanto que o advogado Luís Patacho irá encabeçar a lista à Câmara pelo PS. O vereador centrista Rui Gonçalves irá tornar hoje pública a sua candidatura.
A CDU ainda está a trabalhar no processo das candidaturas, pelo que não definiu as listas e remete a divulgação publica do candidato para o próximo 25 de Abril. Há quatro anos o candidato foi José Carlos Faria, nome que poderá voltar a concorrer por aquela coligação.
No MVC também ainda não é conhecido o candidato.


O Bloco de Esquerda irá avançar com candidatura, mas ainda está a preparar o processo de selecção a nível interno, remetendo para breve o anúncio da pessoa escolhida.
Em Óbidos a situação é idêntica. O actual presidente da Câmara, Humberto Marques, recandidata-se para mais um mandato, o PS tem como candidato o professor obidense Vitor Rodrigues e o CDS-PP recandidata Carlos Pinto Machado.
Neste concelho ainda está a decorrer o processo de escolha do candidato da CDU. O BE está a fazer contactos para aferir da possibilidade de uma candidatura, pelo que o processo ainda está demorado.

COLIGAÇÃO PSD/CDS-PP EM TORRES VEDRAS

O actual presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes, continuará a concorrer pelo PS àquela autarquia nas próximas eleições. O autarca assumiu a presidência aquando da saída de Carlos Miguel para ocupar as funções de secretário de Estado das Autarquias Locais no governo socialista. Na oposição, Marco Claudino, actual deputado na assembleia municipal e presidente da comissão política concelhia do PSD de Torres Vedras, lidera a candidatura da coligação PSD/CDS-PP, “Juntos Somos Mais Fortes”.
A CDU irá candidatar Sérgio Cipriano, vereador na Câmara torreense desde 2013.
No Bombarral, depois de José Manuel Vieira, actual presidente da Câmara, eleito pelo PSD, ter anunciado a sua recandidatura a um terceiro e último mandato, já foram apresentados mais três candidatos.
O farmacêutico Ricardo Fernandes, que é membro da Assembleia Municipal, é o escolhido pelos socialistas. A actual vereadora eleita pelo CDS, Rosa Guerra, é a candidata dos centristas.
Neste concelho há também uma candidatura independente, de Luís Montez, que conta com o apoio do MPT – Partido da Terra. O PCP já definiu o seu candidato, mas apenas o irá revelar depois da segunda quinzena de Março. No Bloco ainda nada está definido neste concelho.
Em Alcobaça o presidente da Câmara, Paulo Inácio (PSD) é candidato a um último mandato e a actual presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, Isabel Fonseca, é a escolhida dos socialistas para concorrer à Câmara.
Os comunistas apenas no início de Abril irão apresentar o seu candidato e o CDS tinha plenário marcado para 10 de Março (anunciando depois o nome escolhido). No Bloco, tal como no Bombarral, o plenário ainda está por marcar.
Na Nazaré o PS irá recandidatar o presidente de Câmara, Walter Chicharro e o PSD apresentou Alberto Madaíl Belo como primeiro da lista.
Os centristas já fizeram contactos com possíveis candidatos, mas o nome final ainda não está definido. A CDU deverá apresentar o candidato a 25 de Abril e o Bloco, tal como nos outros concelhos, não tem plenário marcado.
O Grupo de Cidadãos Independentes pelo Concelho da Nazaré apresenta o mesmo candidato de 2013 – António Trindade – que há quatro anos foi eleito como vereador.
Em Peniche a expectativa é grande por perceber quem sucede a António José Correia (independente com o apoio da CDU) na presidência da autarquia. O PCP continua fechado em copas, mas o actual vice-presidente da Câmara, Jorge Amador, é o nome que se fala para encabeçar a lista.
O PS já tem candidato definido, mas aguarda ratificação distrital e nacional (devendo ser apresentado ainda na primeira quinzena de Março).
O social-democrata Filipe Sales foi o primeiro a apresentar candidatura, seguindo-se-lhe a advogada Márcia Henriques, que irá concorrer pelo Movimento Independente de Cidadãos por Peniche. O Bloco também neste concelho não tem candidato definido.
No Cadaval ainda não há candidatos anunciados.