Rui Gonçalves substitui Manuel Isaac no executivo camarário

0
1334
- publicidade -

O vereador do CDS-PP na Câmara das Caldas, Manuel Isaac, renuncia ao mandato por motivos profissionais. A substituí-lo ficará o arquitecto Rui Gonçalves, que se perspectiva como o candidato à Câmara pelos centristas.
Manuel Isaac estava há sete anos na vereação e do trabalho feito realça a luta por melhores condições de trabalho dos funcionários da limpeza da autarquia.

Na próxima segunda-feira, 16 de Janeiro, o lugar dos centristas na sessão de Câmara será assumido por Rui Gonçalves. Este dirigente político encontrava-se na quarta posição nas listas do CDS-PP caldense e assume o lugar depois da renúncia do actual vereador, Manuel Isaac, e dos dois elementos seguintes, Duarte Nuno e Margarida Varela. Todos alegaram razões de natureza profissional para não assumir o lugar de vereador.
O anúncio foi feito em conferência de imprensa, no passado dia 6 de Janeiro, pela concelhia caldense. A presidente, Margarida Varela, mostrou a sua gratidão pela “argúcia política e diligente” com que Manuel Isaac tem levado a missão de ser o rosto do CDS na autarquia. Destacou a sua capacidade de trabalho e a desenvoltura com que tem abraçado causas e levado a cabo propostas que se revelaram uma mais-valia para o concelho, como foi a organização do congresso do CDS nas Caldas.
Entre as propostas feitas pelo vereador centrista, Margarida Varela lembrou a alteração ao projecto da Praça (com a inclusão de um estacionamento subterrâneo), a criação da rota dos Pomares em Flor, a recolha do lixo porta a porta na cidade e o levantamento de terrenos e lotes da Zona Industrial e Parque Empresarial. Também propôs a existência de critérios para atribuição de subsídios às coletividades, a abertura de concurso de prestação de serviços de telecomunicações e votou contra o aumento da água.
Mas a causa de que Manuel Isaac se orgulha de ter ganho foi a de melhores condições de trabalho para os funcionários da limpeza da autarquia. “A luta durou anos, mas poder resolver o problema daquelas pessoas é das coisas de que mais me orgulho”, disse o ainda vereador.
Sobre o seu sucessor, Manuel Isaac diz ser a pessoa que “está mais por dentro dos assuntos da Câmara”, destacando a sua disponibilidade para acompanhar a política local.
Rui Gonçalves é arquitecto, tem 59 anos e foi levado para a política por Manuel Isaac nas últimas autárquicas. “Foi com a sua experiência que fui aprendendo e fomos trocando opiniões sobre os mais diversos temas da cidade e do concelho”, disse Rui Gonçalves, que quer continuar a fazer uma oposição pela positiva. “Quando dizemos que não concordamos com determinada coisa apresentamos a alternativa”, disse o novo vereador, acrescentando que o seu partido tem uma visão diferente sobre a gestão autárquica, “de futuro, e não imediatista das coisas”.
Rui Gonçalves revelou ainda que o concelho das Caldas tem muito potencial para se afirmar a nível regional e que vão trabalhar para que volte a ter o protagonismo que já teve no passado.
No que respeita às próximas autárquicas, a concelhia do CDS assume que o candidato já está escolhido, ao nível da concelhia e da distrital, mas que falta agora o aval da nacional, para que o seu nome seja divulgado publicamente. No entanto, é praticamente assumido que o próprio Rui Gonçalves será o cabeça de lista à Câmara das Caldas por este partido.
Os vereadores do PS manifestaram, na ultima reunião de Câmara (9 de Janeiro), o seu agradecimento pelo trabalho desempenhado pelo vereador Manuel Isaac. Referiram-se ao vereador centrista como um “profundo conhecedor da sua comunidade e um perspicaz conhecedor do exercício empresarial neste município, experiência de que sempre este executivo beneficiou”.
Caracterizado por Jorge Sobral e Rui Correia de “genuíno e autêntico”, e que nunca se escusou à controvérsia, embora mantendo sempre o respeito e a lealdade institucional que se lhe exigia. Os dirigentes socialistas referem-se ainda a Manuel Isaac como um “homem de incongruências”, em que muitas delas o colocaram em “desconcerto com as posições do partido em que milita e de que é destacado membro”.

- publicidade -