A semana do Zé Povinho 22-02-2019

0
320
Caldas da Rainha
| D.R.
Gazeta da Caldas
| D.R.

Zé Povinho enaltece esta semana a história de Estefânia Barreto, uma jovem que vai celebrar 95 primaveras este ano e que se mantém mais activa que muitos jovens dos vintes.
Com uma vida riquíssima, iniciou a sua actividade profissional como visitadora sanitária em meados do século passado, antes de se tornar enfermeira. Numa época em que praticamente não havia informação, Zé Povinho recorda-se que foi Estefânia quem deu os primeiros passos nas áreas da puericultura, saúde materna e saúde escolar no concelho e lembra-se de a ver a distribuir conselhos, leite em pó e outros bens.
Com três filhos, Estefânia ganhava um extra na cozinha, a produzir bolos e doces. Hoje, praticamente a cinco anos de ser centenária, ainda é ela quem faz os bolos de aniversário de toda a família.
Com o marido, foi proprietária do icónico Inferno d’Azenha (o que lhes valeu terem sido referenciados pela Pide). Aos 50 anos anunciou à família que ia trocar o carro por uma mota e assim o fez. Já com 80 passou para a moto4, que ainda hoje é o seu meio de locomoção e o seu instrumento de trabalho no campo, onde cuida dos animais e da sua horta.
A nonagenária lê o jornal e enfia uma linha no buraco da agulha sem necessitar de óculos. E também não precisa de tomar medicação regular – basta-lhe manter as duas idas semanais à piscina para praticar natação.
Pela vivacidade, dinâmica e alegria, Zé Povinho nunca lhe daria a idade que apresenta no seu cartão de cidadão e espera que esta jovem se continue a manter activa.

Gazeta da Rainha
| D.R.

Mais do mesmo. A auditoria aos últimos nove meses do mandato anterior de Fernando Sousa na Junta da Foz do Arelho conclui que alegadamente ali se praticaram fraudes contabilísticas, crimes tributários e uso privado de dinheiros públicos. O desvio nas contas da autarquia é de 64 mil euros. A somar ao buraco dos 193 mil euros dos dois anos anteriores do seu mandato.