30 mil euros de artigos contrafeitos em Santana

0
848

No dia 1 de Dezembro a GNR das Caldas apreendeu no Mercado de Santana (em Alvorninha) 1214 artigos têxteis e de calçado contrafeitos, com um valor estimado superior a 30 mil euros.
A força militar estava a efectuar uma fiscalização que visava o combate à contrafacção, uso ilegal de marca e venda de artigos contrafeitos e identificou nove indivíduos, com idades entre os 22 e os 65 anos, exactamente por suspeitas de venda de artigos contrafeitos.
Além dos militares das Caldas, participaram nesta acção membros dos destacamentos de Intervenção de Leiria, Coimbra, Santarém e Setúbal e do Grupo de Intervenção de Ordem Pública da Unidade de Intervenção.

350 quilos de pinhas apreendidas nos Vidais


No dia 28 de Novembro, a mesma força militar, através do Núcleo de Protecção Ambiental, apreendeu 350 quilos de pinhas de pinheiro manso, Pinus Pinea, nos Vidais (Caldas).
Um homem, de 42 anos, encontrava-se a apanhar pinhas. Em sua posse tinha já 13 sacos. Foi elaborado um auto de contraordenação, cuja infracção corresponde a uma coima que pode atingir os 3500 euros.
“A apanha da pinha de pinheiro manso, ainda que esteja caída no chão, está interdita por se encontrar em época de defeso, salvaguardando assim o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão”, alertou a GNR. O período de colheita, entretanto, já começou, e vai até 31 de Março.

Animais resgatados por maus tratos no Bombarral


O mesmo núcleo da GNR tinha identificado no dia anterior um homem de 61 anos no Pó (Bombarral) por prática do crime de maus tratos a animais de companhia.
O homem tinha construído um canil ilegalmente e sem autorização de funcionamento onde tinha 43 cães (quatro dos quais cachorros) distribuídos por nove compartimentos sem condições higienossanitários e sem qualquer tipo de assistência médico-veterinária.
A GNR apurou ainda que os animais não tinham identificação por método electrónico (CHIP) nem vacina anti-rábica. O suspeito foi constituído arguido e os factos remetidos para o Tribunal Judicial de Caldas da Rainha.
No dia seguinte estes militares identificaram uma mulher de 52 anos por ter um gamo em cativeiro, também no Bombarral. O animal estava num terreno adjacente a uma residência, sem o respectivo alvará de detenção de espécies cinegéticas do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
O gamo foi apreendido e foi elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja infração por detenção de uma espécie cinegética em cativeiro sem a devida licença, é punível com uma coima que pode atingir os 6.129 euros.

Despiste no Olho Marinho faz uma vítima mortal


Um despiste na EN114, junto à chamada rotunda do Furadouro (perto da escola com esse nome, entre a Amoreira e o Olho Marinho, no concelho de Óbidos), na manhã do passado domingo, fez uma vítima mortal. Tratava-se de um jovem de 26 anos, que terá sido atirado para fora da viatura pela força do embate.
O corpo da vítima encontrava-se a 20 metros do veículo, num local de difícil acesso e com muita vegetação. Quando foi encontrado já se encontrava sem sinais de vida e foi transportado para o Instituto de Medicina Legal em Torres Vedras.
O alerta havia sido dado às 10h15 para um despiste de um veículo ligeiro de passageiros que se encontrava capotado. À chegada ao local dos Bombeiros de Óbidos e da GNR não foi identificada qualquer vítima no interior do veículo nem junto ao mesmo. Foi na sequência do alargamento extensivo das buscas que a equipa de salvamento acabou por localizar a vítima. O carro capotado encontrava-se numa zona sem visibilidade e acredita-se que o acidente já teria ocorrido há algumas horas. I.V.