Alcobaça e Torres Vedras com escolas de formação profissional agrícola

0
2552
formação profissional
Os cursos profissionais de agricultura têm uma elevada componente prática. Os alunos saem muitas vezes para o campo para aprender a operar no terreno. |DR

Na região Oeste existem duas escolas com cursos profissionais na área agrícola: a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (EPADRC), em Alcobaça, e a  Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, em Runa (Torres Vedras).

Para o ano lectivo 2017/2018, a EPADRC tem a oferta do curso de Técnico de Produção Agropecuária, com equivalência ao 12º ano. Esta formação orienta os alunos a programar, orientar e executar actividades de uma exploração agrícola e/ou pecuária, aplicando técnicas e métodos compatíveis com a preservação ambiental e respeitando as normas de protecção dos animais, de segurança alimentar, saúde pública e segurança no trabalho. Aprende-se também não só a conduzir como a  fazer a manutenção de tractores e outros veículos ou máquinas agrícolas. Concluído o curso, os estudantes ficam habilitados a trabalhar em cooperativas agrícolas, explorações agro-pecuárias, na comercialização de produtos agrícolas e em empresas de transformação.
Com equivalência ao 9º ano, a EPADRC tem a oferta do curso de Operador de Máquinas Agrícolas.
Já em Torres Vedras, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal abrirá no próximo ano lectivo os cursos de Técnico de Agropecuária (nas variantes de produção animal ou vegetal), Técnico de Recursos Florestais e Ambientais, Técnico de Viticultura, Técnico de Indústrias Alimentares e Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes. Todos têm equivalência ao 12º ano.  Esta escola oferece também cursos de especialização tecnológica (pós-secundário) nas áreas de Mecanização e Tecnologia Agrária e Cuidados Veterinários. Este último tem uma parceria com a Escola Universitária Vasco da Gama, em Coimbra.
Tratador e Desbastador de Cavalos, Operador Agrícola de Horticultura/Fruticultura e Operador de Jardinagem são os cursos que a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal terá para o ano com equivalência ao 9º ano.