Avós e netos na cozinha do Afinidades

0
7275
Familia
Os avós e netos que partilharam a cozinha na EHTO | I.V.

Um almoço que juntou avós e netos à cozinha e à mesa, numa partilha de conhecimentos entre as duas gerações, foi a proposta do terceiro menu Afinidades, da EHTO. Realizado no dia 17 de Novembro, o almoço incluiu rissóis da avó Alice, sopa de feijão da avó dos Anjos, caldeirada da avó Feliciana, cachola da avó Maria das Dores e pão de ló da avó Luz.

Formadores
Os formadores responsáveis | I.V.

Este convívio também permitiu dar a conhecer receitas com as influências dos vários locais de onde provinham.
Alice Gonçalves, avó de Gonçalo Machado, partilhou a sua receita de rissóis e elogiou a iniciativa. “Adorei a organização e a camaradagem, ensinei e aprendi”, contou.
David Firmino, neto de Maria Silva, que trouxe a receita de cachola, contou que em casa já havia cozinhado com a avó.
Já a caldeirada foi confeccionada com a receita e a ajuda de Arsénio Faustino e Feliciana Garcia, avós de Ana Domingos. “Dei alguns truques e dicas e foi um dia diferente”, disse Arsénio Faustino.
O projecto afinidades procura ligar diferentes disciplinas escolares com a cozinha. Neste caso foi a Integração Sociocultural, que é ministrada por Ana Silva a todos os finalistas da escola. A formadora explicou que a família é um dos grandes temas da cadeira que lecciona, bem como, por exemplo, a violência doméstica.
Daniel Pinto, director da EHTO, salientou que o nome do projecto “assenta que nem uma luva pelo conceito da palavra: afinidades – por um lado, por juntar as disciplinas e por outro pelos laços familiares entre avós e netos”.
Destacou que este almoço “aprofunda as relações entre a comunidade escolar e as famílias, que vêm testemunhar e vivenciar o trabalho dos alunos”. Fez ainda notar a influência dos familiares sobre os jovens na escolha do caminho a seguir.
No fim do repasto os alunos distribuíram a receita da família da EHTO, que contava com os ingredientes necessários para a felicidade: amor, respeito, bondade, confiança, perdão, alegria, sinceridade, humildade, abraços, beijos e ternura. O menu Afinidades regressa em 2017, com um almoço dedicado a Rafael Bordalo Pinheiro.