Quinta-feira, 5 _ Fevereiro _ 2026, 5:45
Início Sociedade Cadaval celebrou 128 anos da Restauração do concelho

Cadaval celebrou 128 anos da Restauração do concelho

0
55
O autarca a discursar no dia do feriado municipal,a 13 de janeiro

Ricardo Pinteus presidiu pela primeira vez à cerimónia municipal como presidente de câmara eleito

As cerimónias do 128º aniversário da Restauração do Concelho do Cadaval, esta terça-feira, iniciaram-se com chuva, com a tradicional cerimónia do hastear da bandeira junto aos Paços do Município, na presença de autarcas, convidados e representantes das forças vivas. A Banda Filarmónica 1º de Dezembro de Pragança, impedida pelas condições climatéricas de atuar no exterior, tocou já dentro das instalações municipais, para cumprir a tradição deste dia importante para o concelho.

São vários os desafios que este município oestino enfrenta a curto e médio prazo. Assinalando pela primeira vez o aniversário concelhio enquanto presidente eleito da Câmara Municipal, Ricardo Pinteus frisou à Gazeta que, no topo das prioridades, está a saúde. E, por isso, o autarca tem uma grande expectativa na reunião com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, agendada para dia 21, onde estará em análise, para além da falta de médicos de família, o cofinanciamento governamental para as obras de alargamento e remodelação do Centro de Saúde. Em causa está a candidatura aprovada pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), de meio milhão de euros, que não cobre os custos da empreitada. “O valor não chega pois, após a revisão de preços, faltam cerca de 200 mil euros”. Ricardo Pinteus pretende saber da governante se vai dilatar o prazo para a concretização dos projetos aprovados pelo PRR – que termina a 31 de agosto – e, quanto ao valor em falta, “penso que deve ser o Ministério [da Saúde] a comparticipar”.
O Cadaval não foi incluído pela Unidade de Saúde do Oeste no primeiro concurso público para a criação de Unidades de Saúde Familiar – Modelo C, porque as instalações do Centro de Saúde não possuem a dimensão para acomodar este serviço. Daí a urgência da edilidade para as obras de expansão desta infraestrutura concelhia do Serviço Nacional de Saúde. “A saúde toca a todas as pessoas do concelho e esta é uma matéria prioritária para nós”, sublinhou Ricardo Pinteus.

- publicidade -

O programa comemorativo do feriado municipal contemplou ainda, na Biblioteca Municipal, o lançamento do livro ‘Humanecer’, que reúne testemunhos dos alunos da Universidade Sénior, seguindo-se a missa em memória dos beneméritos do concelho na Igreja Matriz.
O programa encerrou, à tarde, com uma sessão de reconhecimento, no auditório dos Paços do Município, a 16 empresas do concelho que foram reconhecidas, pelo IAPMEI, com o galardão ‘PME Líder e Excelência 2024’. “As empresas e as pessoas são a base do desenvolvimento do nosso concelho e nós, autarcas, estamos cá para ajudar”, destacou Ricardo Pinteus. Neste âmbito, o edil revelou que no decorrer deste ano vai abrir o Gabinete de Apoio às Empresas, para cimentar uma ligação ao setor empresarial que a edilidade tem mantido ao longo dos anos.

As comemorações oficias iniciaram-se no sábado à tarde com a inauguração do Parque Infantil no Largo da Junta de Freguesia de Alguber, um investimento de 60 mil euros que venceu o Orçamento Participativo de 2022 e que sofreu um processo mais longo do que o esperado pela edilidade. Pretende ser um ponto de encontro entre os mais jovens e mais velhos, à volta dos equipamentos instalados que permitem, por um lado, a diversão, e, por outro, a atividade física. Também neste dia decorreu a comemoração dos 15 anos do Prémio Municipal de Mérito Escolar e Entrega dos Galardões do ano letivo 2024/25, no Polo Cultural e Social da Fonte, já na sede de concelho. Para este encontro foram convidados todos os antigos alunos que receberam a distinção ao longo dos anos, alguns dos quais regressaram à sua terra para participar na sessão. Foi apresentada na ocasião uma pequena brochura que reúne alguns dos testemunhos dos distinguidos, neste momento apenas disponível em formato digital mas que, em breve, terá uma edição impressa.
No dia seguinte, a Igreja Matriz do Cadaval acolheu o Concerto de Ano Novo pelo Grupo Coral do Cadaval com o Voz Feminis do Círculo de Cultura Musical Bombarralense.
Na segunda-feira, a música preencheu o serão no Polo Cultural da Fonte com o Coro Anacrusis e o jazz de Tahina Rarary Malagasy Roots.

Loading

- publicidade -
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.