Terça-feira, 3 _ Fevereiro _ 2026, 21:26
InícioPainelChefes dão dicas de culinária económica

Chefes dão dicas de culinária económica

-

DSC_0028O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha desenvolveu um projecto, juntamente com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) de culinária económica para pessoas carenciadas.
A iniciativa, composta por três workshops, terminou no passado dia 14 de Maio nas instalações do centro, no ex-pólo da Católica, com uma refeição conjunta, onde foram mais uma vez utilizados os produtos da horta social ali existente.

Uma paella gigante confeccionada com os pimentos e ervilhas da horta social da Misericórdia das Caldas foi o culminar da formação de culinária económica. Tratou-se da última receita desta formação e, desta vez, foi confeccionada pela chefe Paula Domingues e alunos da EHTO, e não pelos participantes, como aconteceu nos workshops anteriores.
Desengane-se quem pensa que a paella é um prato caro. Esta receita, feita à base de arroz, pimentos, ervilhas, lulas e peito de frango e peru, tem um custo de três euros por pessoa. “O que encarece o prato é juntarmos camarão”, explicou a chefe, revelando que este é também um prato fácil de confeccionar.
Nas duas formações que decorreram em Março e Abril, os participantes aprenderam a cozinhar sopas, saladas, sandes, massas e os respectivos molhos para acompanhar. Em todas as receitas realizadas foram utilizados os ingredientes disponíveis na horta social.
Este projecto surgiu no âmbito do CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social da Misericórdia caldense com o objectivo de ensinar as pessoas que recebem o cabaz alimentar ou que possuem um talhão na horta social a cozinhar pratos variados e nutritivos. “A ideia é que os clientes possam rentabilizar os poucos recursos alimentares que têm”, disse Gabriela Galeão, psicóloga e responsável pela formação de gestão doméstica do CLDS.
O repto foi bem acolhido pela EHTO, que disponibilizou a formação técnica a título gratuito.
“Estamos a dar um contributo à economia social e a ajudar uma instituição que ajuda as outras pessoas”, disse o director da escola, Daniel Pinto, referindo-se ao trabalho desenvolvido pela Misericórdia. Referiu ainda que também na alta cozinha os restaurantes têm a sua própria horta onde produzem muitos dos seus produtos.
A EHTO poderá seguir essa tendência. “Queremos criar uma horta no próximo ano e incutir nos nossos alunos a ideia de ter uma produção própria e sua posterior utilização”, revelou.
Ambas as entidades estão também dispostas a continuar com este projecto, até porque há mais pessoas com necessidades e que podem ser integradas nestas formações.

Horta social aproveitada por 10 famílias

Actualmente há 10 famílias a usufruir da horta social da Misericórdia das Caldas, cada uma explorando um talhão do terreno das instalações do ex-pólo da Universidade Católica.
O centro de recursos comunitário disponibiliza todo o material necessário, como sementes, utensílios e água para rega.
“Cada família tem uma chave do exterior para não estarem condicionados pelo horário do centro e, desta forma, podem vir ao fim de semana e fora do horário de trabalho”, explicou Gabriela Galeão.
A outra parte da horta é utilizada pela cantina social nas 184 refeições que disponibiliza diariamente. E são os utentes desta valência que fazem a manutenção do espaço.
“Temos esta horta graças a eles, que plantam, regam e apanham os produtos”, afirma a responsável, acrescentando que a plantação é suficientemente grande e que tentam ter especialmente de produtos que possam ser usados na cantina, como couves, bróculos, pepino ou alface.

Loading

- Advertisment -

Edição #5628

Edição Digital

Capa da Semana


VER CAPA


FAÇA LOGIN

Acesso exclusivo a assinantes
Opção 2: O "Pulso Urgente" (Chama a Atenção) O que faz: O botão de ação "pulsa" suavemente, aumentando ligeiramente de tamanho e emitindo um brilho dourado. Porquê: Cria um sentido de urgência e "convida" ativamente ao clique. É impossível de ignorar na barra lateral.
Gazeta das Caldas

Assinaturas do
Centenário

Condições exclusivas para celebrar 100 anos de história.

Ver Campanhas
Até 31 de Julho de 2026
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.