Costuma assinalar o S. Martinho?

0
792
Gazeta das Caldas

 

Verónica Jerónimo, instrutora de fitness (Caldas da Rainha)

Este ano acabei por não celebrar, mas até comi umas castanhas, que o meu irmão comprou na rua e viemos a comer pelo caminho. Mas era costume assinalarmos em casa com os pais e os tios. Tínhamos castanhas cozidas e assadas. É uma tradição portuguesa que faz todo o sentido perpetuar, tem a parte do simbolismo. Além de comermos as castanhas, até costumamos ir dar uma volta a São Martinho do Porto.

Carlos Figueiredo, reformado (Caldas da Rainha)

Agora já não, com a idade perdemos o interesse em certas coisas, mas sem dúvida que é uma data assinalável para o povo português, e quando era novo festejava sempre com castanhas assadas e água pé. Tínhamos um grupo, fazíamos todos um lanche. Penso que é uma tradição antiquíssima, que tem valores e tem interesse para o nosso povo, sobretudo para os das aldeias, que vibram mais com as tradições do que propriamente o citadino.

Celina Pinto, desempregada (Caldas da Rainha)

Sim, costumo assinalar todos os anos. Normalmente a minha mãe compra castanhas e umas broas, o meu pai tem sempre alguém que lhe dá água pé. Depois de assar as castanhas fazemos um lanche em família. É uma tradição que temos há muitos anos, desde que tenho memória os meus pais sempre fizeram isto e acho que é algo que se deve manter.